Os brasileiros João Hoffmann e Matheus Brandt chegaram até o quadro de 64 na disputa cadete da espada masculina no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, em Plovdiv, na Bulgária, neste sábado (08). Após campanhas distintas na fase inicial, eles superaram a estreia do mata-mata e caíram na rodada seguinte. Outros quatro brasileiros competiram no dia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
João Hoffmann iniciou sua participação sendo o segundo colocado de sua chave na poule, após vencer quatro duelos e perder dois. Com a 54ª melhor campanha geral, ele enfrentou Petar Damjanoski, da Macedônia do Norte, na primeira rodada do mata-mata e venceu com muito esforço, por 15 a 14. Já na fase seguinte, teve o israelense Fedor Khaperskiy pela frente e perdeu por 15 a 4. Assim, ele ficou em 47º lugar na classificão geral.
+ WA divulga formato do revezamento misto da marcha atlética em Paris 2024
+ Brasil vai à final do Pan sub-17 de polo aquático masculino
+ Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança do Troféu Princesa Sofía
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Matheus Brandt, por outro lado, não teve um bom início e ganhou apenas dois dos seis combates que fez na poule. Ainda assim, foi o suficiente para seguir na competição. Ele encarou no quadro de 128 outro atleta da Macedônia do Norte: Matej Toddorovski. O brasileiro cresceu sobre o adversário e venceu por 15 a 13. Em seguida, também fez bom duelo contra o francês Noam Duchene, mas perdeu por 15 a 9. Ele terminou em 60º.
Demais brasileiros
Outro brasileiro em ação no masculino, Felipe Leal fez parte de um grupo muito embolado na fase de poule. Ele venceu dois jogos e perdeu três, mesma campanha de outros três atletas. Pelo saldo de pontos, o brasileiro acabou em quinto lugar na chave, mas mesmo assim conseguiu um lugar na chave principal, onde acabou derrotado no quadro de 128 pelo cazaque Kirill Prokhodov, por 15 a 8. Felipe terminou em 95º lugar.
Laura Correia foi a melhor brasileira na disputa feminina. Ela havia tido um bom desempenho na véspera, quando chegou até o quadro de 64 da disputa júnior no Mundial, mas não conseguiu chegar tão longe no cadete. Ela venceu dois dos seis jogos que fez na poule e conseguiu um dos últimos lugares ao mata-mata. Estreando no quadro de 128, Laura enfrentou a israelense Michal Shukurov e perdeu por 15 a 10, terminando assim em 81º lugar.
As outras duas brasileiras na espada cadete feminina não superaram as poules. Tanto Maria Paro – que foi poupada na véspera e não competiu no júnior – quanto Mariana Gondo venceram apenas um dos cinco jogos que fizeram na fase inicial e terminaram em último lugar em suas chaves. Maria terminou em 98º lugar na classificação geral, enquanto Mariana foi a 101ª colocada.
Mundial perto do fim
Este foi o último dia de disputas individuais do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima. O Brasil contou com atletas em todas as categorias e obteve como melhores resultados a 20ª colocação de Pietra Chierighini (sabre feminino júnior) e de Victoria Vizeu (espada feminina júnior). Neste domingo (09), acontecerão as disputas por equipes da espada júnior, no encerramento da competição.