8 5
Siga o OTD

Esgrima

Eduardo Gonçalves é bronze no Pan-Americano Cadete e Juvenil

Espadista brasileiro ganhou bronze, no primeiro dia da competição em Bogotá; mais três provas da categoria cadete acontecem nesta quinta-feira

Eduardo Gonçalves Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima
(Acervo Pessoal/CBE)

O Brasil conquistou a primeira medalha no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. O espadista Eduardo Gonçalves subiu ao pódio da competição na categoria cadete (sub-17), ficando com o bronze, após a terceira colocação na disputa desta quarta-feira (1), no Palacio de los Deportes, em Bogotá, capital colombiana.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Gonçalves fez grande campanha no torneio de espada masculina. Na fase de pules, ele bateu quatro dos seus cinco adversários, saindo com a décima melhor campanha. Porém, foi na etapa dos mata-a-matas que o brasileiro se destacou, atropelando seus adversários.
+ Flamengo supera o Sesi e sobe para quarto na Superliga
+ Flamengo vence Minas e alcança a marca de 22 vitórias no NBB
+ Thiago Monteiro vence italiano e avança no ATP de Santiago
+ Barueri e Pinheiros vencem na Superliga Feminina de vôlei
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

Ele não precisou disputar o quadro de 64, em razão de sua campanha nas pules. No quadro de 32, eliminou o porto-riquenho Andre Emden Sanchez por 15 a 11. Depois, superou o argentino Salvador Ramiro por 15 a 3. No quadro de 8, garantiu medalha ao vencer Jonathan Wu por 15 a 12. Por fim, ele acabou sendo parado apenas pelo argentino Vlad Beauchamp, na semifinal: 15 a 13.

Restante dos brasileiros em ação

Além disso, outro brasileiro se destacou nesta prova: Matheus Brandt fez a quarta melhor campanha das pules, batendo todos os seus adversários. No entanto, ele acabou sendo eliminado no quadro de 8 pelo colombiano Sergio Garces Mafla por 15 a 11, terminando em sexto lugar. Heitor Nogueira ficou em 27°, enquanto João Hoffman terminou em 38°.

No florete masculino cadete, a melhor campanha foi de Pedro Nogueira, que caiu no quadro de 16 e terminou em 12°. Guilherme Vianna caiu na mesma fase e ficou colocado em 15°. Guilherme Lobo foi o melhor dos brasileiros na fase de pules (sétima melhor campanha), mas foi eliminado no quadro de 32, terminando em 18°. Por sua vez, Theo Cholfe caiu na mesma fase, ficando em 25°.

Do mesmo modo, no sabre feminino cadete, as quatro atletas na disputa caíram no quadro de 32: Laura Quevedo ficou em 19°, Stella Santos foi a 22ª, Carolina Szász terminou em 24° e Camila Vieira em 28° lugar.

(Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima