Siga o OTD

Esgrima

Nathalie Moellhausen leva o ouro na Copa do Mundo de Barcelona

Nathalie Moellhausen vence três top-10 do mundo e conquista a medalha de ouro na Copa do Mundo de espada em Barcelona

Nathalie Moellhausen Copa do Mundo de espada Barcelona Mundial de esgrima
Nathalie está invicta no ano, com 12 vitórias (Foto: FIE)

Que começo de ano! A brasileira Nathalie Moellhausen voltou a fazer excelente campanha e conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de espada em Barcelona, na Espanha, neste sábado (11). Ela venceu seis jogos, incluindo três top-10 do ranking mundial, e superou a sul-coreana Kang Young Mi na decisão. Foi o segundo título seguido da esgrimista, duas semanas após levar o Grand Prix de Doha.

Como foi a campanha

Número 12 do ranking mundial, Nathalie Moellhausen entrou de forma direta na chave principal do torneio, não precisando disputar as poules e as fases preliminares. Ela estreou contra a estoniana Veronika Zuikova (91ª) e conseguiu uma vitória tranquila, por 15 a 7. O nível aumentou a partir da segunda rodada, quando ela venceu a francesa Alexandra Louis Marie (74ª) por 12 a 11.

+ Luisa Stefani vai à final do WTA 500 de Abu Dhabi

Garantida nas oitavas de final, Nathalie encontrou outra francesa: Marie-Florence Candassamy, adversária que derrotou na final do Grand Prix de Doha há duas semanas. A brasileira repetiu a dose do torneio catari e venceu, agora com mais emoção, em 14 a 13. Já nas quartas, Moellhausen passou pela italiana Alberta Santuccio por 15 a 10. Candassamy é a sétima do ranking mundial, enquanto Santuccio é a quinta colocada.

Nathalie Moellhausen Copa do Mundo de Barcelona
Nathalie Moellhausen enfrentando a top-10 do mundo Auriane Mallo na semi em Barcelona (Foto: FIE)

Com a classificação para a semifinal, Nathalie teve a francesa Auriane Mallo (10ª) pela frente e fez mais um jogaço. Todo o embate foi equilibrado e chegou a ficar 10 a 10, mas a brasileira cresceu no fim e venceu por 15 a 11. Na final, foi dominante contra a sul-coreana Kang Young Mi (14ª) e, assim, venceu por 15 a 8.

A melhor esgrimista do Brasil

Esta é a oitava medalha conquistada por Nathalie Moellhausen em uma Copa do Mundo, a terceira representando o Brasil. Quando ainda defendia a Itália, ela faturou dois dois ouros, duas pratas e um bronze. Com as cores verde-amarela, ela foi prata na Copa do Mundo de Suzhou-2017 e bronze na Copa do Mundo de Chengdu-2019. Além disso, Nathalie levou o ouro no Grand Prix de Doha-2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ademais, Nathalie foi campeã mundial em 2019, naquele que é o maior resultado da esgrima brasileira de todos os tempos. A espadista ainda detém a melhor campanha do Brasil em Jogos Olímpicos. Ela foi sexta colocada na Rio-2016, após perder nas quartas de final – assim como Guilherme Toldo, no florete masculino.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima