Que começo de ano! A brasileira Nathalie Moellhausen voltou a fazer excelente campanha e conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de espada em Barcelona, na Espanha, neste sábado (11). Ela venceu seis jogos, incluindo três top-10 do ranking mundial, e superou a sul-coreana Kang Young Mi na decisão. Foi o segundo título seguido da esgrimista, duas semanas após levar o Grand Prix de Doha.
Como foi a campanha
Número 12 do ranking mundial, Nathalie Moellhausen entrou de forma direta na chave principal do torneio, não precisando disputar as poules e as fases preliminares. Ela estreou contra a estoniana Veronika Zuikova (91ª) e conseguiu uma vitória tranquila, por 15 a 7. O nível aumentou a partir da segunda rodada, quando ela venceu a francesa Alexandra Louis Marie (74ª) por 12 a 11.
+ Luisa Stefani vai à final do WTA 500 de Abu Dhabi
Garantida nas oitavas de final, Nathalie encontrou outra francesa: Marie-Florence Candassamy, adversária que derrotou na final do Grand Prix de Doha há duas semanas. A brasileira repetiu a dose do torneio catari e venceu, agora com mais emoção, em 14 a 13. Já nas quartas, Moellhausen passou pela italiana Alberta Santuccio por 15 a 10. Candassamy é a sétima do ranking mundial, enquanto Santuccio é a quinta colocada.
Com a classificação para a semifinal, Nathalie teve a francesa Auriane Mallo (10ª) pela frente e fez mais um jogaço. Todo o embate foi equilibrado e chegou a ficar 10 a 10, mas a brasileira cresceu no fim e venceu por 15 a 11. Na final, foi dominante contra a sul-coreana Kang Young Mi (14ª) e, assim, venceu por 15 a 8.
A melhor esgrimista do Brasil
Esta é a oitava medalha conquistada por Nathalie Moellhausen em uma Copa do Mundo, a terceira representando o Brasil. Quando ainda defendia a Itália, ela faturou dois dois ouros, duas pratas e um bronze. Com as cores verde-amarela, ela foi prata na Copa do Mundo de Suzhou-2017 e bronze na Copa do Mundo de Chengdu-2019. Além disso, Nathalie levou o ouro no Grand Prix de Doha-2023.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ademais, Nathalie foi campeã mundial em 2019, naquele que é o maior resultado da esgrima brasileira de todos os tempos. A espadista ainda detém a melhor campanha do Brasil em Jogos Olímpicos. Ela foi sexta colocada na Rio-2016, após perder nas quartas de final – assim como Guilherme Toldo, no florete masculino.