A brasileira Victoria Vizeu venceu cinco jogos nesta sexta-feira (10), nas fases preliminares da Copa do Mundo de espada feminina em Barcelona, na Espanha, mas não avançou à chave principal do torneio. Ela superou quatro duelos nas poules e um no mata-mata e caiu na penúltima rodada preliminar. Clara Amaral, Maria Carolina Guimarães e Maria Rita Camargo também competiram.
+ Bia Bulcão e Mariana Pistoia param na última rodada preliminar do GP de Florete em Turim
Número 203 do mundo, Victoria Vizeu venceu quatro jogos e perdeu dois na fase de poules. Ela ganhou da colombiana Eliana Grueso (5 a 1), da senegalesa Ndeye Binta Diongue (5 a 4), da polonesa Barbara Brych (5 a 2) e da israelense Yuval Yizhaki (5 a 4). Suas derrotas na fase inicial vieram diante da japonesa Yume Kuroki (5 a 1) e da espanhola Sofia Cisneros (5 a 2).
Com a campanha, Victoria ficou em segundo lutar em sua chave e, assim, se classificou para o mata-mata preliminar. Na primeira rodada, passou pela japonesa Anna Nagai por 15 a 12. Na fase seguinte, a atleta de 18 anos teve a ucraniana Vlada Kharkova pela frente e saiu derrotada em 15 a 3. Caso passasse por Kharkova, a brasileira ainda precisaria vencer mais um jogo para ir à chave principal.
Outras brasileiras
Outras três brasileiras competiram na Copa do Mundo de espada em Barcelona, mas nenhuma passou das poules. Clara Amaral, aliás, foi a única a vencer um jogo. Ela ganhou da camaronesa Sarah Ngo Ntat, perdendo os outros cinco duelos que fez. Já Maria Carolina Guimarães e Maria Rita Camargo perderam todos os seis embates.
Apesar das derrotas das quatro esgrimistas, o Brasil segue representado na Copa do Mundo de Barelona por Nathalie Moellhausen. Campeã do Grand Prix de Doha no último mês, a ítalo-brasileira se garantiu na chave principal de forma automática por ser a 12ª colocada do ranking mundial. Ela entrará em ação neste sábado (11).