8 5
Siga o OTD

Esgrima

Brasileiras param na última rodada preliminar do GP de Turim

Bia Bulcão e Mariana Pistoia vão bem nas preliminares, mas perdem na última rodada e não avançam no GP de Florete de Turim

Bia Bulcão Mariana Pistoia Grand Prix florete
(Foto: Arquivo/Washington Alves/COB)

As brasileiras Ana Beatriz Bulcão e Mariana Pistoia não passaram para a chave principal do Grand Prix de Florete em Turim, na Itália. As esgrimistas fizeram boas campanhas nas poules nesta sexta-feira (10) e chegaram a vencer um duelo no mata-mata, mas perderam na última rodada da chave preliminar e ficaram pelo caminho.

+ Bruna Takahashi vai às quartas do WTT Contender de Amã

Bia Bulcão venceu quatro dos seis jogos das poules e ficou em quarto lugar em seu grupo. Ela derrotou a sul-coreana Soeun Sim (5 a 4), a francesa Esther Bonny (5 a 4), a japonesa Ayano Iimura (5 a 3) e a espanhola Maria Teresa Diaz (5 a 4) e perdeu para a austríaca Julia Eistert (5 a 3) e para a romena Matina Calugareanu (5 a 3).

Mariana Pistoia teve um aproveitamento de 50% nas poules, vencendo três jogos e perdendo três. Ela bateu a croata Marcela Dajcic (5 a 1), a polonesa Martyna Synoradzka (5 a 2) e a britânica Holly Thompson (5 a 0), enquanto foi derrotada pela francesa Alice Recher (5 a 3), pela italiana Maritna Batini (5 a 0) e pela húngara Viktoria Mesteri (5 a 0).

Já no quadro preliminar, Bia Bulcão venceu a britânica Teagan Williams-Stewart por 15 a 10, mas caiu diante da austríaca Olivia Wohlgemuth, por 15 a 7, na fase seguinte. Mariana passou pela sul-coreana Yoo Yeongji por 15 a 13 na primeira rodada. Depois, encarou a italiana Camilla Mancini valendo um lugar na chave principal e perdeu por 15 a 4.

Sequência do GP

O Grand Prix de Florete de Turim segue em disputa neste final de semana. Neste sábado (11), será a vez dos homens entrarem em ação. O Brasil conta com três atletas: Guilherme Toldo, Jerônimo Machado e Pedro Marostega. As poules se iniciam a partir das 06h, no horário de Brasília. Dessa forma, a chave principal acontecerá no domingo (12).

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima