A brasileira Marcela Silva venceu três de seis jogos na fase de poules e se classificou para o tableau de 64 na etapa de Vancouver, no Canadá, da Copa do Mundo de espada, na esgrima. Ela foi a primeira de sete representantes do país que entram em ação entre esta quinta-feira (8) e domingo (11), atrás de importantes pontos no ranking mundial na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Canadá
Em Vancouver, além de Marcela Silva, o torneio conta com a sul-coreana Song Se-ra, número um do mundo. Em sua última competição, o Campeonato Brasileiro Adulto, Marcela chegou na semifinal. Do mesmo modo, Alexandre Camargo e Leandro Seini competem no dia seguinte, sexta-feira (9). São 193 os esgrimistas inscritos na etapa, com destaque para o francês Romain Cannone, número um do ranking. Igualmente, Camargo é outro que vem muito bem no ano, sendo o atual campeão brasileiro interclubes. Na final derrotou Seini, o seu colega de viagem.
Sérvia
Por outro lado, na Europa, Bia Bulcão compete na etapa feminina da Copa do Mundo de Florete em Belgrado. A prova individual na Sérvia acontece na sexta-feira (9), reunindo 199 esgrimistas, sendo a norte-americana Lee Kiefer, número um do Mundo, a principal adversária a ser batida. A esgrimista do Esporte Clube Pinheiros está tendo uma temporada dos sonhos, com 47 vitórias e apenas cinco derrotas até o momento.
Japão
Os homens vão até o Japão, mais precisamente em Tóquio, para a etapa da Copa do Mundo de Florete. Nesta sexta-feira (9), Henrique Marques, Ricardo Pacheco e Guilherme Toldo estreiam na competição masculina, que conta com 192 esgrimistas. O italiano Tommaso Marini, número um do Mundo, marcará presença. Logo depois, no sábado (10), os nossos atletas voltam à pista para a competição de times.
Toldo é o atual número 22 do ranking mundial e chegou ao quadro de 64 na etapa de Bonn, na Alemanha. Lá sofreu uma das três derrotas no ano, fato que em nada apaga suas trinta vitórias na temporada. Bem como Guilherme, Henrique Marques também está performando bem no ano, com 68 vitórias e apenas oito derrotas até aqui. E Ricardo Pacheco vem de um quadro de 32 na etapa da Copa do Mundo Sub-20, em Lima (Peru).