O esgrimista brasileiro Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União (RS), avançou de fase na etapa de Bonn da Copa do Mundo de Florete, na Alemanha, após vencer seis duelos durante a fase de classificação. Além dele, Pedro Marostega (GN União/RS) e Lorenzo Mion também competiram nesta sexta-feira (11), mas acabaram eliminados.
O grande destaque do dia foi Guilherme Toldo. O gaúcho, que atualmente é o 22° do ranking mundial do florete masculino, venceu todos os desafios disputados na primeira fase. Pelo grupo 6, ele começou superando o chinês Zhaoran Zeng em 5 a 3. No segundo confronto, fez 5 a 1 no espanhol Roger Garcia-Alzorriz. Na sequência, derrotou com facilidade o holandes Ivo Snijder, pelo placar de 5 a 0.
A quarta vitória do dia veio diante do alemão Bastian Kappus por 5 toques a 1. O resultado positivo continuou diante de Nathaniel Perez, atleta da Filipinas, pelo placar de 5 a 2. Para fechar com chave de ouro, o brasileiro venceu seu último duelo diante do polonês Piotr Kaskow em 5 toques, sem sofrer nenhum.
Com seis vitórias, 30 toques marcados e apenas sete sofridos, Guilherme Toldo avançou em primeiro do grupo e garantiu ainda a primeira colocação geral da etapa. Ele já está classificado para as eliminatórias, onde começa a atuar apenas na terceira fase dos mata-mata (entre os 64 melhores da competição). O brasileiro aguarda a definição do adversário que vai enfrentar neste sábado (12).
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
+Brasileiros disputam Copas do Mundo na Estônia e na Alemanha
Lorenzo Mion e Pedro Marostega caem nas preliminares
Lorenzo Mion foi outro com bom desempenho, mas acabou sendo eliminado. Na fase de grupos, ele venceu quatro dos duelos iniciais. Num confronto equilibrado, bateu o venezuelo Roger Montilla em 5 toques a 4. Pouco depois, derrotou por 5 a 1 o português Luís Macedo. O terceiro triunfo veio diante do colombiano Miguel Mena por 5 a 2. Por fim, mais uma vitória por 5 a 1 na prova contra Kristjan Archer, atleta da Grã-Bretanha. O brasileiro foi derrotado apenas pelo sul-coreano Dongsu Kim (5 a 2 para o adversário) e pelo chinês Qinhui Liu, em 5 a 4.
Na segunda fase preliminar, já entre os 128 melhores floretistas da competição, o atleta do Pinheiros, enfrentou Jaimie Cook, também da Grã-Bretanha. O brasileiro foi derrotado por 15 toques a 11 e encerrou sua participação em Bonn na 109ª posição.
Já no grupo 2, Marostega venceu dois dos seis desafios disputados. No primeiro duelo, foi superado pelo francês Pierre Loisel em 5 a 0. Na sequência, perdeu para Chen Yi-Tung, do Taipei, por 5 a 2; e para Lionel Wee, de Singapura, por 5 a 3. A primeira vitória veio no confronto com o turco Alpes Eyupoglu, com resultado de 5 a 2 a favor do floretista brasileiro. Contra o austríaco Moritz Lechner, Marostega também venceu por 5 toques a 3. Na última prova, um duelo equilibrado, mas o esgrimista Andor Mihalyi, da Hungria, levou a melhor ao fechar em 5 a 4.
Com o resultado, o esgrimista brasileirou ficou na 169ª posição geral e no primeiro mata-mata enfrentou Luka Gaganidze, da Geórgia. Marostega venceu por 15 toques a 9 e avançou mais uma fase. Na segunda eliminatória do dia, enfrentou o italiano Giulio Lombardi e perdeu por 15 a 7, se despedindo da competição com a 159ª colocação.