Segue dourada a participação brasileira no Campeonato Regional das Américas, importante evento do ciclo paralímpico, que acontece na cidade de São Paulo (SP). Neste domingo (23), mais três medalhas de ouro foram conquistadas pela paraesgrima brasileira. Jovane Guissone se destacou em sua especialidade, a espada, com o ouro individual e por equipes, enquanto Monica Santos faturou o sabre feminino B. Isso somado a outras duas medalhas de pratas e seis de bronze.
Atleta da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Jovane Guissone conquistou seu segundo ouro individual no evento. Desta vez, venceu na decisão ao norte-americano Scott Rodgers por 15 a 5. O placar tranquilo se deu principalmente pelo fato de o brasileiro mitigar a principal arma do oponente.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Ele veio de uma competição muito boa e tem um ritmo de jogo diferente. Uma envergadura muito grande e joga com a ponta mais à frente. Tive que cuidar o tempo todo para não me expor e tomar o contra-ataque na mão. Fiz uma estratégia de jogo para minimizar isso e deu certo”, relatou o brasileiro.
Na mesma prova, Izaias da Silva conquistou a medalha de bronze ao avançar até a semifinal. Já na espada masculina A, Lenilson de Oliveira (Club Athletico Paulistano-SP) fez a final com o canadense Ryan Rousell, que se saiu vencedor por 15 toques contra 11. Semifinalistas da prova, Moacir Ribeiro e Sandro Colaço conquistaram a medalha de bronze.
O outro ouro do dia na paraesgrima veio com Monica Santos (Grêmio Náutico União-RS), no sabre feminino B. A competição foi curta, com apenas quatro atletas. Na semifinal, a gaúcha venceu a Sabrina Marques, do Barroca Tênis Clube-MG, por 15 a 1. A mineira ficou com a medalha de bronze. Na decisão, triunfo de Monica sobre a venezuelana Francia Rojas, por 15 a 6.
“O Regional das Américas é a minha preparação para Paris 2024. Meus principais adversários pela vaga olímpica estavam aqui e é muito bom saber que estamos lá em cima na escadinha”, externou Monica. “As adversárias são fortes e sempre precisamos levar muito a sério, porque em pista é um jogo e tem muitas coisas que vem na sua cabeça”, descreveu. “Mas é pensar toque a toque, um de cada vez, até chegar ao quinze”, concluiu a medalhista de ouro.
+ Brasil vence México na abertura da Copa América de futebol de cegos
O terceiro ouro do dia saiu na espada masculina por equipe. Com Jovane Guissone, Lenilson de Oliveira e Fabio Luiz Damasceno em pista, o Brasil venceu a Argentina por 45 a 27. No sabre feminino A, o Brasil foi prata com Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano-SP). Ela foi superada na decisão por Ruth Morel, do Canadá, por 15 a 10. Na mesma prova, mais duas medalhas de bronze foram obtidas por esgrimistas paralímpicas brasileiras: Carminha Oliveira e Fabiana Soares.
Outros brasileiros que estiveram em ação hoje no Campeonato Regional das Américas de paraesgrima foram Vanderson Chaves, Maurício de Lima e Rodrigo Massarutt, que avançaram ao quadro de 16 na espada masculina B, mesma prova em que Anderson Pires foi quadrifinalista. Na espada masculina A, Fabio Luiz Damasceno, Alex Sandro Souza e Clodoaldo Zafatoski chegaram até o quadro de 16. Por fim, Rudineia Manica, Karina Maia e Ana Elisa Paz chegaram às quartas de final do sabre feminino A.
O Campeonato Regional das Américas de paraesgrima tem sequência nesta segunda-feira (24) em São Paulo (SP), com as provas de florete masculino e feminino, nas categorias A, B e equipes. Os duelos semifinais e finais contam com transmissão do canal da CBEsgrima TV no YouTube (www.youtube.com/cbesgrima).