8 5
Siga o OTD

Assunção 2022

Bia Bulcão é bronze no florete feminino em Assunção

Mariana Pistoia Bia Bulcão

Na disputa do florete feminino, Ana Beatriz Bulcão conseguiu o primeiro pódio da esgrima brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 ao ficar com o bronze ao cair para a chilena Arantza Inostroza (72ª e cabeça 2), que fez uma final 100% chilena com Katina Proestakis, 57ª do mundo e principal favorita.

A final ainda será disputada na noite deste domingo (2). Bia Bulcão é a 94ª melhor do mundo, mas líder no ranking nacional enquanto Pistoia é a 77ª do mundo e melhor brasileira no ranking da FIE.

Depois de passar em segundo lugar na fase de poules ao vencer todos seus combates iniciais, Ana Beatriz Bulcão passou pela paraguaia Luz Angelica Palacios Colman por 15-3 nas oitavas antes de derrotar a argentina Flavia Johanna Mormani por 15 a 11 pelas quartas. Na semifinal caiu para a chilena Arantza Inostroza por 15 a 13 em um embate super acirrado desde o início.

+ Confira o Quadro de Medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022

Na fase de poules Bia Bulcão havia vencido a própria chilena por 5 a 4, além da uruguaia Ana Valentina Olivera Alvez (5 a 1), Erika Mairel Christie Acha (5 a 0) e a colombiana Camila Alexandra Ortiz Sánchez (5 a 0).

Pistoia venceu a colombiana Tatiana Catalina Prieto Aljure (5 a 2), a paraguaia Maria Antonia Gwynn Ramirez (5 a 1), argentina Flavia Johanna Mormandi (5 a 4), e caiu apenas para a venezuelana Isis Giménez (5 a 4). Nas oitavas, ela venceu a colombiana Tatiana Prieto por 15 a 12 ela caiu para Katina Proestakis por 15 a 12.

Brasileiros ficam fora do pódio no sabre masculino

Oitavo melhor nas poules, Fabio Salles caiu para Jose Felix Quintero Heredia, da Venezuela nas quartas por 15 a 8, depois de vencer o paraguaio Pablo Matias Martinez Mancuello por 15 a 5. Sexto melhor das poules, Bruno Pekelman perdeu para o chileno Manuel Ignacio Bahamonde Jara por 15 a 9 nas oitavas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nas pules, Bruno Pekelman venceu o uruguai Guillermo José Maclean Ramirez (5 a 0), Mario Alberto Palacios Murillo (5 a 2) e o boliviano Mateo Rejas Tufiño (5 a 1), caindo para o paraguaio Pablo Matias Martinez Mancuello e para o chinelo Roberto Mario Monsalva Estay, ambas por 5 a 3.

Já Fábio Salles venceu o uruguaio Juan Gaspar Arias Navatta (5 a 3) e o paraguaio Franco Tobias Gallardo Torres (5 a 1), mas caiu para o argentino Stefano Ivan Lucchetti (5 a 2) e para o venezuelano Jose Feliz Quintero Heredia (5 a 0).

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Assunção 2022