8 5
Siga o OTD

Esgrima

Terceiro dia do Brasileiro tem mais quatro campeões

Henrique Garrigós e Bia Bulcão, foram campeões no individual, além de Paraná e São Paulo nas equipes.

Campeonato Brasileiro de Esgrima Interclubes Henrique Garrigós Bia Bulcão
Henrique Garrigós é celebrado após título. (Foto: Rosele Sanchotene)

O Campeonato Brasileiro de Esgrima Interclubes Adulto chegou ao terceiro dia de evento no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Neste sábado (24), a competição conheceu mais quatro campeões: Henrique Garrigós e Bia Bulcão, no individual, e Paraná e São Paulo, nas equipes. Além disso, houve uma homenagem ao Mestre Kato e celebração dos 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

+Guissone fica perto do pódio no florete da Copa do Mundo em Pisa

Foi uma semana e tanto para Henrique Garrigós. Antes do Brasileiro de Esgrima, o atleta do Clube Athletico Paulistano esteve na Costa Rica, onde realizou exames para se qualificar e tornar árbitro internacional da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Ele teve sucesso e, agora, é da arbitragem FIE de espada e sabre.

Exatamente três dias depois, em São Paulo, ele foi para a disputa do sabre no Brasileiro Interclubes e garantiu o título individual da arma. A conquista foi incontestável, em que ele apresentou ótima esgrima e não perdeu um jogo sequer em sua campanha. Na decisão, Garrigós teve de enfrentar um atleta da casa, Enrico Pezzi, que valorizou a conquista de Garrigós por ter dificultado o jogo. Ao final, vitória do sabrista do Paulistano por 15 a 11.

Bia Bulcão arrasadora

O florete feminino foi a outra categoria individual do dia no Brasileiro de Esgrima. Nela, Bia Bulcão foi arrasadora e chegou ao seu quarto título nacional seguido. A campeã em 2018, 2019 e 2021 foi para o Esporte Clube Pinheiros determinada a sair novamente com o ouro na sede do clube o qual defende.

Na final, Bia Bulcão travou uma verdadeira guerra com Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS, que exibiu talento no embate. O jogo foi ponto a ponto e decidido quando a paulista conseguiu aplicar 15 a 13 na adversária.

“Nos últimos dias, eu fiquei na Itália me preparando para esta competição e para os Jogos Sul-Americanos (que acontece entre 1º e 15 de outubro no Paraguai). Eu e minha treinadora trabalhamos muito para o Brasileiro para entrar firme, pois queria ganhar aqui no Pinheiros, local onde cresci e conheci a esgrima”, contou Bia.

Paulistas e paranaenses comemoram título nas equipes

Nas equipes, o sabre feminino teve uma final paulista. São Paulo 1 (Karina Trois, Daiane Reis, Luiza Lee, Luciana Pelucio) e São Paulo 2 (Carla Scalabrin, Karina Lakerbai, Isabela Carvalho e Luiza Martins) fizeram o jogo decisivo, que foi muito apertado e decidido nos últimos toques. Ao final, a equipe 1 saiu vitoriosa por 45 a 41.

A terceira colocação ficou com o Rio Grande do Sul 1 (Barbara Zanesco, Ana Clara Morsch, Isabela Cunha e Eduarda Nehrke) por ter derrotado o Paraná (Gabriela Moraes, Jordana Cyrillo, Tabea Alves e Valkiria Schnen) por 45 a 21 na disputa pelo terceiro lugar.

Com muita tradição na espada, o time do Paraná fez jus a ela e saiu campeão na disputa coletiva masculina. A equipe paranaense formado por Athos Schwantes, Alexandre Camargo, Pedro Ramos e Gabriel Assis, derrotou São Paulo 1 (Richard Grunhauser, Nicolas Ferreira, Gabriel Julio e Mauricio Pellegrino) na grande decisão por 45 a 35.

O bronze terminou com Minas Gerais (Alvaro Donato, Bernardo Homsi, Olavo Donato e Tarcisio Mendes). Os mineiros travaram batalha com o Paraná 2 (Vinicius Tarta, Leopoldo Gubert, João Cavalheiro e Fabrizio Lazzarotto), que só foi decidido com um toque de diferença: 41 a 40.

Homenagem a Mestre Kato

Não foi somente de competição que viveu o terceiro dia de Brasileiro de Esgrima Interclubes. No final da tarde, duas solenidades foram realizadas na sede do Pinheiros. A primeira foi a entrada de Fernando Fumio Kato, ou simplesmente Mestre Kato, no hall da fama da CBE. Além disso, foi concedido a ele o título de membro de honra da entidade.

Mestre Kato é um dos maiores protagonistas na formação de esgrimistas pelo país, principalmente na espada. “Eu agradeço a todos que ficaram contentes com esta homenagem e que me ajudaram a chegar até aqui. Muito obrigado”, agradeceu, emocionado, o treinador.

A homenagem rendida ao Mestre foi em meio à celebração dos 95 anos da Confederação, a qual contou com discurso do presidente da entidade, Ricardo Machado, que foi precedido de “Parabéns para Você” e de entrega de cupcakes a todos os presentes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“É um momento de bastante emoção. Não é fácil uma entidade esportiva chegar a este patamar. Nós fomos uma das primeiras a se inscrever no Comitê Olímpico do Brasil, e isso por si só já é uma vitória. Ao longo de quase um século de existência, a CBE vem crescendo ano a ano a ponto de se tornar uma entidade moderna e transparente”, pronunciou o presidente da CBE.

Mais em Esgrima