O Club Athletico Paulistano recebe a partir desta quinta-feira (8) um dos principais eventos das categorias de base da esgrima nacional: o Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil (sub-17 e sub-20). A competição interclubes, individual e por equipes nas três armas, vai até domingo (11) e reunirá os principais e mais promissores esgrimistas do Brasil.
Uma dessas atletas é prata da casa. Representante do Club Athletico Paulistano, Pietra Chierighini é a líder do ranking juvenil do sabre feminino e terá a missão de defender o atual título brasileiro da categoria. Tudo isso, em meio aos estudos para o vestibular de medicina. Quem também está tendo de se desdobrar entre a vida de esgrimista e a de estudante é Giorgio Fumagalli. O atleta do Grêmio Náutico União (RS), atual número um do ranking do florete masculino sub-17, admitiu que teve uma preparação complicada.
Crescimento contínuo
Pietra vem conquistando resultados importantes em torneios adultos, como o ouro no 95 anos CBE, no Rio, a prata na Copa Ronaldo Schwantes, Curitiba, e o bronze na Copa Porto Alegre 250 anos. Tudo isso em 2022. Além disso, é a atual medalhista de bronze por equipes do Campeonato Pan-Americano Adulto e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior em 2021. “Vejo como um crescimento contínuo, sempre há o que melhorar, mas, com certeza, a maturidade vem fortemente ajudando meu psicológico.”
+ Rômulo na final do Mundial Sub-17 e Marcela na semi do Sub-19 de pentatlo moderno
Provas no colégio
Giorgio Fumagalli explicou melhor os obstáculos da preparação para o Brasileiro Cadete e Juvenil de esgrima. “Foi muito complicada, pois tive um momento bem pesado de provas no colégio. Porém, tentei dentro do que podia me organizar e periodizar os treinos. Vou buscar fazer melhor campeonato o possível”, contou. Apesar de não ter tido um pré-torneio tranquilo, está pensando grande. “Não vou me contentar com algo que não seja a medalha de ouro. Não quero sentir que deixei de fazer o melhor que podia em pista”, projetou o atleta. “Acredito que sofro pressão, mas numa proporção que se torna benéfica. É a ponto de me manter confiante e ter o desejo insaciável de vencer o campeonato”, finalizou o representante do União.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK