Luana Pekelman conquistou o melhor resultado individual do Brasil no Campeonato Mundial de Esgrima, disputado em Cairo, no Egito. Competindo no sabre feminino, nesta quarta-feira (20), ela venceu a chinesa Hengyu Yang, por 15 a 7, e perdeu na segunda rodada para a búlgara Yoana Ilieva, por 15 a 6, terminando na 31ª colocação geral. Guilherme Toldo e Lorenzo Mion também entraram em ação no dia, pelo florete masculino, mas ambos caíram na estreia. As equipes de sabre masculino e espada feminina do Brasil também perderam na primeira rodada.
+ Alison dos Santos é campeão mundial dos 400m com barreiras
Depois de uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas na fase de pules, Luana Pekelman precisou vencer um jogo na chave preliminar antes de se garantir na fase principal do Mundial, ainda no domingo. Ranqueada como a número 49 da disputa do sabre, ela teve uma pedreira logo de cara nesta quarta: a chinesa Hengyu Yang, cabeça de chave número 16. A brasileira, no entanto, impôs um forte ritmo para conseguir a vitória por 15 a 7 sobre a adversária.
Este foi o primeiro triunfo do Brasil em um duelo de chave principal neste Mundial, considerando todos os tipos de arma, o que já garantiu à Luana Pekelman a melhor campanha do país na competição. Tentando alavancar ainda mais sua participação, a sabrista enfrentou a búlgara Yoana Ilieva, 17ª do ranqueamento e melhor atleta da fase de poule. Após um início equilibrado, Ilieva disparou a partir da metade e conseguiu uma vitória com autoridade, em 15 a 6. A brasileira ficou em 31º lugar.
Toldo e Mion param na estreia
Entre os outros brasileiros que competiram no dia, Guilherme Toldo e Lorenzo Mion caíram na estreia do florete masculino. Toldo (18º) havia feito uma ótima campanha na pule no domingo, que o garantiu na chave principal de forma direta. Enfrentando o húngaro Gergo Szemes (47º) em sua estreia, porém, o brasileiro não repetiu o bom desempenho e foi derrotado em 15 a 10.
Já Mion (44º), que havia passado pela fase preliminar antes da fase principal, perdeu para o sul-coreano Im Cheolwoo (21º) por 15 a 7. Mion terminou em 48º lugar na classificação geral, enquanto Toldo foi o 36º colocado.
Equipes também não avançam
Além das disputas individuais, o Mundial de Cairo também contou com a estreia das provas por equipes nesta quarta-feira. Pelo sabre masculino, o Brasil caiu diante do Canadá, perdendo por 45 a 24. O time brasileiro foi composto por Rafael Lee, Bruno Pekelman e Renato Saliba.
Já na espada feminina, em que o Brasil foi representado por Nathalie Moellhausen, Victoria Vizeu e Mariana Correia, a equipe perdeu para a Hungria por 45 a 20. Como as derrotas aconteceram ainda na primeira rodada, os times brasileiros não puderam disputar as posições intermediárias da competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Mundial de Esgrima segue em disputa até o próximo sábado (23). Nesta quinta-feira (21), ocorrerão o início da prova por equipes do florete feminino e da espada masculina.