8 5
Siga o OTD

Esgrima

Nathalie passa invicta pela poule e vai à chave principal do Mundial

Nathalie Moellhausen vence os seis jogos que faz na poule e avança ao quadro principal do Mundial

Nathalie Moellhausen conquista o bronze no GP de Cáli
Nathalie Moellhausen vibra (Foto: Miriam Jeske/COB)

Rumo ao bi! Nathalie Moellhausen fez sua estreia no Campeonato Mundial de esgrima, em Cairo, no Egito, na manhã desta sexta-feira (15). Em uma campanha impecável, ela venceu seus seis jogos nas poules e avançou de forma direta à chave principal da espada feminina, que será disputada na segunda-feira (18). Outras três brasileiras também competiram no dia, com Victoria Vizeu e Mariana Correia parando na fase preliminar.

+ Tati Weston-Webb é campeã da etapa de J-Bay da WSL

Ainda com o posto de atual campeã mundial, Nathalie Moellhausen teve uma campanha perfeita na poule. Ela venceu a venezuelana Martinez, a barbadiana Sanojah Gilkes e a suíça Virgina Romeo por 5 a 4 e passou pela croata Ana Mesic, pela sul-coreana Lee Hyein e pela australiana Lily Whitehead por 5 a 2. A brasileira ficou na primeira colocação do grupo e a 22ª atleta no geral.

Nathalie Moellhausen Mundial
Nathalie Moellhausen em ação pelo Mundial (Foto: FIE)

Com o desempenho, Nathalie garantiu vaga direta na chave principal do torneio, que reunirá 64 atletas em disputa mata-mata a ser realizada integralmente na segunda-feira (18 de julho). Coincidentemente, a data marca exatos três anos do título mundial de Moellhausen. Buscando o bicampeonato, a brasileira vai enfrentar a honcoguesa Chan Wai Ling (43ª) na primeira rodada. Em caso de vitória, terá a estoniana Erika Kirpu (11ª) ou a alemã Alexandra Ehler (54ª) pela frente.

Outras brasileiras

Outras três brasileiras competiram na espada feminina neste Mundial. Victoria Vizeu e Mariana Correia tiveram uma campanha de duas vitórias e quatro derrotas na poule e conseguiram classificação para a fase preliminar. Já Ginevra Giordano perdeu cinco de seus seis compromissos na fase inicial e foi eliminada, terminando na 140ª colocação geral.

Victoria Vizeu Mundial de Esgrima Espada
Victoria Vizeu conversa com o treinador Ricardo Ferrazzi (Foto: FIE)

Pela fase preliminar, Victoria Vizeu caiu diante da canadense Emma Ning, em 15 a 13, logo na primeira rodada. Emma perdeu na sequência para a estadunidense Anna Van Brummen e foi eliminada. Já Mariana Correia encarou a israelense Dar Hecth na primeira rodada da fase preliminar e foi derrotada em 15 a 8. Dar conseguiu classificação para a fase principal depois que venceu a tcheca Veronika Bieleszova. Victoria terminou em 117º, enquanto Mariana em 122º.

Sabre masculino

Além da espada feminina, o Mundial de Esgrima também contou com a disputa das eliminatórias do sabre masculino nesta sexta-feira. O melhor resultado foi de Bruno Pekelman, que parou na primeira rodada da fase preliminar ao ser derrotado pelo argentino Stefano Lucchetti por 15 a 12. Antes, ele havia tido duas vitórias e quatro derrotas nas poules.

Bruno Pekelman, do sabre, disputa o Pan-Americano de esgrima
Bruno Pekelman (Rosele Sanchotene/CBE/Arquivo)

Outros dois brasileiros em ação foram Rafael Lee e Renato Saliba, que acabaram não passando pela fase de poules. Rafael teve uma vitória e quatro derrotas, enquanto Renato foi derrotado em seus seis jogos. Lee terminou em 117º, enquanto Saliba ficou na 136ª colocação.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial de Esgrima segue em disputa até o dia 23 de julho. Neste sábado (16), serão realizadas as qualificatórias do florete feminino e da espada masculina. O Brasil será representado por Ana Beatriz Bulcão, Rafaella Gomes, Mariana Pistoia e Ana Toldo, no florete, e por Alexandre Camargo, na espada.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima