A equipe masculina no florete conquistou, de virada, o bronze no Pan-Americano de Assunção. O time, formado por Guilherme Toldo, Henrique Marques, Heitor Shimbo e Paulo Morais estava perdendo de 40 a 37, mas conseguiu reverter o resultado com Guilherme Toldo e venceu a Argentina por 45 a 41 contra a Argentina, garantindo o terceiro lugar na competição.
+ Brasil vai ter 20 atletas no Campeonato Mundial do Egito
Os argentinos venciam o duelo até a entrada de Toldo na pista, o último dos esgrimistas a entrar em ação. Com uma grande atuação individual, o brasileiro virou o duelo para 45 a 41, sofrendo apenas um toque, garantindo a medalha de bronze e uma vaga nos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023, previstos para acontecer em Santiago, no Chile.
O feito foi alcançado nesta segunda-feira, 6, no Parque Olímpico de Assunção, no Paraguai, onde está sendo realizado o Pan-Americano.
Além do pódio no masculino no Pan-Americano, o Brasil ficou no Top 4 na disputa feminina da arma. Com Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Talia Calazans e Rafaella Gomes, a esquadra feminina passou do quadro de 16 ao quadro de 8 por bye. Com a vitória por 45 a 23 sobre a Colômbia, as brasileiras avançaram à semifinal contra o Canadá.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Superadas em 45 toques contra 25, decidiram a medalha de bronze contra o Chile. E por apenas um toque, 44 a 43, o Brasil ficou fora do pódio. Mas não voltou de mãos abanando do Paraguai. Trouxe junto na bagagem uma vaga nos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023.