São Paulo será a capital nacional da paraesgrima durante esta semana. Nesta segunda-feira (11), terá início a disputa da 1ª Copa Brasil 95 anos CBE, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima. Na quinta-feira (14), por sua vez, começa a Copa do Mundo de Paraesgrima, competição promovida pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS).
As competições individuais entre adultos serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes. Haverá disputas masculinas e femininas com espada, florete e sabre, com a nata mundial reunida nesta semana.
+Brasil terá três atiradores na Copa do Mundo da França
Medalhista paralímpico de paraesgrima, Jovane Guissone é o principal representante brasileiro na modalidade. Ele participará das duas competições, sendo o grande favorito em todas as provas no torneio nacional e com grandes chances de medalha na disputa mundial. Ele revelou a expectativa em relação ao seu desempenho.
+Mariana D’Andrea fica a 3 kg do recorde das Américas
“Após o Brasileiro do ano passado, precisei interromper meus treinamentos devido a um pequeno problema de saúde. Mas voltei a treinar há um mês e quero dar o meu melhor nessas competições”, afirmou o medalhista.
+Gabriel Araújo registra sexto recorde mundial no período de um mês
Em 2021, além da prata na Paralimpíada, Guissone dominou os pódios na Copa Satélite, em São Paulo, e no Brasileiro, em Santo André. Diante de alguns dos seus principais adversários, principalmente europeus, ele acredita que o torneio nacional servirá como bom teste.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“A Copa Brasil servirá como uma ‘esquentada’ para a Copa do Mundo. Quero garantir a medalha de ouro para nosso país. Será a primeira prova do Circuito Mundial, em casa, antes das outras que serão realizadas pelo mundo. Quero fazer o meu melhor sempre e minha meta é a medalha de ouro”.
A Copa Brasil 95 anos CBE reunirá um total de 77 esgrimistas. A Copa do Mundo, por sua vez, tem 244 inscritos que disputam as medalhas até domingo (17), em competições individuais e por equipes.