8 5
Siga o OTD

Esgrima

Equipes brasileiras de espada ficam em 24º no Mundial Juvenil

No encerramento do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, as equipes brasileiras de espada ficaram em 24º lugar

Equipe masculina de espada juvenil do Brasil disputou o Mundial de esgrima em Dubai
Olavo Donato, Miguel Giffoni, Mauricio Pellegrino e Pedro Petrich (Foto: Augusto Bizzi/FIE)

As equipes brasileiras de espada juvenil caíram cedo no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, que teve seu último dia de disputas neste domingo (10), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O time masculino, formada por Olavo Donato, Miguel Giffoni, Mauricio Pellegrino e Pedro Petrich, chegou a vencer um duelo, mas parou na fase de 16 avos e terminou na 24ª colocação. O time feminino, com Gabriela Moraes, Maria Paro, Gabriela Portugal e Victoria Vizeu, também foi 24º.

+ Brasil fatura 13 medalhas e é campeão do Pan sub-18 de judô

A equipe masculina chegou a vencer a estreia, no quadro de 64, contra a Suécia. O Brasil ganhou por 45 a 41, num duelo muito disputado, que teve cinco alternâncias de placar entre as parciais. Pedro Petrich, com 18 toques, foi o principal esgrimista brasileiro deste confronto. Na sequência, o time perdeu para a Estônia, sexto cabeça de chave, por 45 a 32. Mauricio Pellegrino conseguiu 14 pontos no duelo.

Na disputa por equipes do Mundial de esgrima, as equipes eliminadas nas oitavas de final têm a oportunidade de seguir na disputa para brigar por posições intermediárias (do 9º ao 16º lugar). Como o Brasil caiu uma fase antes, não continuou no torneio. Assim, terminou na 24ª colocação. A Estônia parou nas oitavas e ficou em 13º lugar.

Equipe feminina também cai cedo

Já a equipe feminina brasileira perdeu para Israel por 45 a 30, também na fase de 16 avos. O time brasileiro chegou a ter frente de 10 a 5, mas sofreu a virada após o embate entre Nicole Feygin e Gabriela Moraes. A israelense teve uma passagem de 10 a 3 e deixou o país na liderança para não sair mais. O destaque do Brasil no duelo foi Victoria Vizeu, que anotou 13 toques. Israel ainda chegou na final do torneio, mesmo sendo apenas o 11º melhor ranqueado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Após nove dias, o Mundial Cadete e Juvenil de esgrima foi encerrado. O Brasil contou com representantes em todas as disputas e teve como melhor resultado o 16º lugar de Mauricio Pellegrino na espada juvenil. Ele teve sete vitórias e quatro derrotas e parou nas oitavas de final do torneio.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima