8 5
Siga o OTD

Esgrima

Eduardo Gonçalves é o melhor do país na espada cadete do Mundial

Com duas vitórias e na 104ª colocação, Eduardo Gonçalves foi o melhor brasileiro na espada cadete do Mundial de esgrima

Eduardo Gonçalves foi o melhor brasileiro na espada cadete do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima
Eduardo Gonçalves (Foto: Arquivo/Instagram/@eduardo.goncalves.fencing)

Depois de um grande resultado no juvenil, o Brasil não conseguiu ir longe na categoria cadete da espada no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Eduardo Gonçalves foi o melhor brasileiro da arma, neste sábado (09), parando no quadro de 128. Ele venceu duas vezes nas poules e perdeu na estreia do mata-mata.

+ Martine e Kahena são vice-campeãs do Troféu Princesa Sofía

Eduardo Gonçalves conseguiu duas vitórias na primeira fase e avançou ao mata-mata com o 103º ranqueamento. Logo de cara, teve um adversário duro: o húngaro Agoston Ko, 26º melhor da fase inicial. O brasileiro até fez um bom combate, mas acabou superado pelo adversário por 15 a 13.

Outros dois brasileiros competiram na disputa masculina da espada cadete. Nicky Wu venceu um de seus seis duelos nas poules, enquanto João Cavalheiro perdeu todos. Eles terminaram em 119º e em 133º na classificação geral, respectivamnente. O campeão foi o estadunidense Samuel Imrek. O israelense Alon Sarid levou a prata, enquanto o italiano Fabio Mastromarino e o ucraniano Maksym Perchuk fecharam o pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Entre as mulheres, nenhuma das três brasileiras que competiram no dia passou das poules. Maria Paro, aliás, foi a única que conseguiu uma vitória: ela venceu um de seus seis jogos na fase inicial, ficando em 94º lugar geral. Já Gabriela Portugal e Gabriela Moraes perderam todos os seis duelos que fizeram, terminando em 103º e 104º respectivamente. A turca Aleyna Erturk foi a campeã, seguida pela ucraniana Anna Maksymenko. A honconguesa Hailin Chen e a japonesa Mizuki Homma levaram os bronzes.

Em oito dias de disputas no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, o melhor resultado individual brasileiro foi o de Mauricio Pellegrino, que chegou nas oitavas de final da espada juvenil masculina. A competição será encerrada neste domingo (10), com os torneios por equipes masculino e feminino da espada juvenil.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima