O Brasil foi mais uma vez ao pódio no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Após a medalha de bronze faturada por Pietra Chierighini no individual, a equipe feminina juvenil de sabre – formada por Isabela Chen, Isabela Cunha, Luana Pekelman e por Pietra – fez uma bela campanha nesta quarta-feira (23) e ocupou a terceira colocação do pódio em Lima, no Peru.
+Brasileiros ficam a um toque da medalha no Pan Cadete e Juvenil
A campanha das brasileiras rumo ao bronze foi iniciada no embate contra o Chile pelo quadro de 8. O Brasil foi totalmente dominante na partida e triunfou por 45 a 15. Na sequência, pelas semifinais, as atletas do país acabaram cruzando com um adversário difícil, o México, e foram superadas por 45 a 35.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a derrota, as brasileiras foram para a disputa da terceira posição contra a equipe do Canadá. Elas voltaram a ter uma boa exibição, terminaram com a vitória por 45 a 27 e, com isso, garantiram um lugar no pódio.
“Foi ótimo. Estamos com uma equipe que está crescendo, fico muito feliz com o resultado que tivemos hoje. Acho que todas nós entregamos tudo o que podíamos. A partir de agora, tenho certeza de que a gente vai alcançar melhores resultados e crescer ainda mais como time”, projetou Luana Pekelman, uma das integrantes da equipe.
O treinador Ricardo Ferrazzi, que acompanhou as esgrimistas durante a campanha, avaliou a trajetória das brasileiras rumo ao pódio.
“O quadro de 8 foi um jogo contra uma equipe nova do Chile, então foi um jogo mais tranquilo. A semifinal foi contra um time muito forte e teve um pouco de insegurança e erros táticos das gurias em alguns instantes”, analisou o técnico.
“A disputa de terceiro lugar contra o Canadá foi um jogo muito bom. Elas recuperaram a parte tática e técnica que elas precisavam ter feito contra o México. Foi um desempenho muito legal com todas executando muito bem tudo que programamos”, completou.
A atleta que vai voltar para o Brasil com uma mala bem mais pesada é Pietra Chierighini. No Pan, ela faturou dois bronzes: um por equipes e outro individual. Como não poderia ser diferente, a sabrista está muito contente com o feito em Lima.
“Estou muito feliz com as minhas conquistas, tanto a individual como a por equipes com as meninas. Me sinto muito satisfeita voltando para o Brasil com esses dois bronzes”, comemorou a atleta.
Outros brasileiros em ação no Pan
O Pan-Americano Cadete e Juvenil teve mais Brasil em pista nesta quarta-feira. Nas equipes de sabre masculinas juvenis, o time brasileiro, formado por Erico Patto, Fernando Fachini, Gabriel Vasques e Matheus Becker – terminou na quinta colocação do campeonato.
Além das disputas coletivas, o torneio individual do florete juvenil teve a presença de quatro atletas do Brasil. Lorenzo Mion foi o que chegou mais longe ao se classificar para o quadro de 16, mas acabou caindo para o canadense Bogdan Hamilton por 15 a 13.
Todos os outros três brasileiros ficaram no quadro de 32. Kevin Lima foi superado pelo canadense Nicholas Wu por 15 a 5, Paulo Morais perdeu para Adam Wong, também do Canadá, por 15 a 14 e Ricardo Pacheco parou no peruano Lucas Lutar por 15 a 12.