Foi por muito pouco que o segundo dia de Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil não teve medalha brasileira. Nesta terça-feira (22), Rafaella Gomes e Talia Calazans ficaram a apenas uma vitória de distância do pódio em Lima, no Peru. Elas alcançaram o quadro de 8 do torneio de florete juvenil e acabaram perdendo seus respectivos jogos por apenas um toque.
-Jorge Bichara se diz surpreso com polêmica demissão do COB
Valendo vaga para a semifinal, Rafaella foi à pista diante da norte-americana Katherine Kim. O duelo foi parelho e só teve a decisão de quem se classificaria quando a atleta dos Estados Unidos aplicou o 15º ponto diante dos 14 toques somados pela brasileira.
Cenário parecido aconteceu com Talia no embate com a canadense Jessie Chen. Em partida que garantiria, no mínimo, o bronze para a vencedora, ambas queriam muito o triunfo. Com isso, o duelo se arrastou durante todo o tempo regulamentar da esgrima. Ao final, a floretista do Canadá ficou com a vitória por 9 a 8.
No florete feminino, mais duas atletas do Brasil entraram em ação no Peru. Laura Papaiano acabou caindo diante da mexicana Jimena Torres por 15 a 10 no quadro de 32. Na mesma fase, Gabriella Vianna foi batida pelo algoz de Rafaella Gomes na fase que antecede as semifinais: 15 a 12 para Katherine.
Além do juvenil, o Brasil fez a sua estreia nas disputas cadetes. No torneio de sabre feminino, Camila Vieira e Isabela Chen foram as que chegaram mais longe na competição ao alcançarem o quadro de 16. Na ocasião, a primeira foi superada pela canadense Ashley Chen por 15 a 8, enquanto a segunda parou na norte-americana Audrey Lin por 15 a 1.
Ainda no sabre cadete feminino, Gabriela Moraes conseguiu avançar para as eliminatórias, mas caiu no quadro de 32, quando mediu forças contra a mexicana Miranda Henry. Derrota por 15 a 2.
O masculino
O melhor desempenho brasileiro no sabre masculino foi de Erico Patto. Ele conseguiu se classificar para o quadro de 16, mas parou no canadense Leo Chen com 15 a 3 no marcador.
Felipe Bento e Lorenzo Chierighini também chegaram nas fases eliminatórias, porém se despediram no quadro de 32. O primeiro foi derrotado pelo colombiano Emilio Vargas, e o segundo acabou batido pelo boliviano Mateo Rejas por 15 a 9.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A quarta-feira (23) terá mais Brasil nas pistas de Lima. O dia será de estreia dos torneios por equipes, que contará com os campeonatos juvenis de sabre nos dois naipes. Além das disputas coletivas, haverá jogos individuais no florete juvenil masculino.