Brasileiro Guilherme Toldo garante a classificação para a fase final do Grand Prix de Turim de florete. No domingo, ele enfrenta o cabça-de-chave número 11 do torneio
Único representante do Brasil no Grand Prix de Turim de florete, Guilherme Toldo começou bem na disputa passou pelas eliminatórias e se classificou entre os 64 melhores para o mata-maa que vai definir o pódio no domingo. O esgrimista vai enfrentar Cheung Ka Long, de Hong Kong, cabeça-de-chave número 11 da competição, às 8h10 para tentar uma vaga entre os 32 melhores.
Nesta sexta-feira, Guilherme Toldo conseguiu quatro vitórias e duas derrotas na fase de grupos. Ele venceu Tamas Meszaros, da Hungria, Emil Andersen, da Dinamarca, Piero Franco, da Itália, e Marcus Mepstead, da Alemanha, mas perdeu para o francês Jean-Paulo Helissey e para o russo Grigory Semenyuk, terminando na terceira colocação do Grupo 14.
O resultado serviu para classificar Guilherme Toldo, que ainda precisava de duas vitórias nos mata-matas desta sexta-feira para avançar à fase final, que será disputada no domingo. para a fase de 128 esgrimistas. E ele conseguiu! Primeiro, derrotou o venezuelano Janderson Briceño por 15 a 5 e depois passou apertado pelo sul-coreano Kim Dongsu por 15 a 13.
Guilherme Toldo é o principal esgrimista brasileiro na atualidade. Seu principal resultado foi desempenho histórico na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, quando chegou até as quartas-de-final da competição.