A esgrimista brasileira Luana Pekelman encerrou, neste sábado (29), a sua participação na Copa do Mundo de Plovdiv, na Bulgária. A atleta, que ainda tem idade para atuar na categoria sub-20, caiu no quadro principal de 64 para a húngara Liza Pusztai, por 15 a 2. Na classificação final, a atleta ficou na 62° posição.
O seu caminho rumo a fase principal teve como início a classificação na pule 8. Nela, a atleta venceu dois embates, um diante da japonesa Marino Kimura por 5 a 1 e outro sobre a russa Evgenia Podpaskova por 5 a 2. Ela acabou batida pela: polonesa Marta Okine (5 a 0); búlgara Olga Hramova (5 a 2); norte-americana Tatiana Nazlymov (5 a 3); e britânica Jenna Bray (5 a 4).
A campanha foi suficiente para Luana se classificar. No quadro de 128 preliminar, a brasileira derrotou Alena Lisina, da Rússia, por 15 a 11, e, depois, passou por Elizabet Tartakovsky, dos Estados Unidos, por 15 a 10 no quadro de 64 preliminar.
+Rafaela Silva conquista primeiro ouro no circuito após retorno
Outras brasileiras em ação
Além de Luana, outras duas brasileiras competiram em Plovdiv. Luiza Lee venceu dois jogos na pule e avançou na 86º colocação. No entanto, no quadro de 128 preliminar, ela acabou eliminada por Wing Lau, de Hong Kong, por 15 a 9. Já Karina Trois venceu apenas um jogo na pule e acabou eliminada por pouco, ficando em 103º lugar das 100 que se classificam.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Para além da Copa do Mundo de Plovdiv, o calendário da esgrima para este final de semana também conta com o Grand Prix do Qatar de espada. Nesta competição, Victória Vizeu e Nathalie Moellhausen são as representantes do Brasil. Elas disputam a fase principal do GP neste domingo (30), a partir das 3h, quando encaram, respectivamente, Vivian Kong, de Hong Kong, e Susan Sica, da Grã-Bretanha.