8 5
Siga o OTD

Esgrima

Presidente da CBE faz balanço positivo da temporada 2021

Presidente da CBE faz balanço positivo da temporada 2021
Rosele Sanchotene

O ano termina com saldo extremamente positivo. É o que o presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Machado, avalia sobre a temporada 2021. Um ano onde o Brasil comemorou a segunda medalha paralímpica de Jovane Guissone, onde a CBE evoluiu no ranking de prestação de contas e conseguiu realizar as competições nacionais com amplo sucesso.

+Paulo Morais é campeão de torneio júnior de florete nos EUA

Retomada de competições

“Nossa preocupação foi montar uma equipe de estudos, inclusive com médico e infectologista envolvidos, para criarmos um protocolo que pudesse ser eficiente. Acreditamos que conseguimos. No início, em formato de bolha. Os atletas e familiares estavam um pouco reticentes. E aos poucos, foram vendo que estava seguro. Obviamente, não há segurança total quando falamos dessa doença. Mas conseguimos manter nosso ritmo competitivo”.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Calendário 2022

“Nós temos já definidas duas competições internacionais: um Pan-Americano Cadete e Juvenil, em março, no Pinheiros, onde teremos inclusive a cobertura do Canal Olímpico e uma Copa do Mundo de Paraesgrima, em abril, no CT Paralímpico”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Paraesgrima

“Estamos bastante felizes com o desenvolvimento da paraesgrima e com o potencial de crescimento aqui no Brasil. Não só o resultado do Jovane (Guissone, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio), que traz grandes benefícios. Mas também a inauguração da nossa sala de esgrima no CT Paralímpico. A sala está muito bonita, em funcionamento, com número significativo de alunos frequentando, com perspectiva de crescimento muito grande. Finalmente temos jovens praticando. Era uma deficiência que a modalidade tinha. Tivemos um crescimento muito significativo no Nordeste. Fizemos um evento amistoso de paraesgrima em Maceió e eles estão trabalhando muito bem”.

Projeto Engajar

“O Projeto Engajar foi criado com a finalidade de fomentar o nosso esporte. Ele está relacionado com o Instituto Brasileiro de Esgrima (IBE). Se de um lado formamos técnicos, árbitros e gestores de diretório técnico, por um outro lado precisamos criar novos espaços de esgrima. É um plano de negócios: o IBE com a mão de obra, os recursos humanos, e o Engajar, com o apoio em materiais para que profissionais possam abrir seus centros”.

Gestão da CBE

Fomos agraciados no final deste ano. Estamos entre as dez melhores entidades em prestação de contas. Isso para nós é uma medalha de ouro. Queremos ser os melhores. Estamos atingindo um nível bastante respeitável na gestão. A transparência é uma espécie de religião. Estamos sendo elogiados por isso”.

Mais em Esgrima