Campeã mundial em 2019, Nathalie Moellhausen não teve o desempenho que esperava na etapa de Tallin da Copa do Mundo de espada. Em sua primeira competição depois de ser eliminada na primeira rodada da Olimpíada de Tóquio, a brasileira venceu na estreia a israelense Yanna Botvinnik por 15 a 12, mas foi eliminada no duelo seguinte, contra a francesa Aliya Luty, de apenas 22 anos, após estar vencendo por 7 a 3, mas levar a virada e se despedir da competição com uma derrota por 15 a 10.
Foi o quarto confronto de Nathalie Moellhausen contra a francesa. Em todos os três anteriores, a brasileira tinha levado a melhor e deu a impressão de que venceria mais uma vez. No primeiro período do combate, usando como tática o contra-ataque, ela conseguiu abrir rapidamente 3 a 0. A vantagem foi mantida até a metade do segundo período, quando ela vencia por 7 a 3.
+Com presença ilustre, Maceió sedia Torneio Aberto do Nordeste
A partir daí, no entanto, o jogo mudou completamente. Agressiva, Aliya Luty partiu para cima em busca de mudar o resultado e conseguiu marcar três pontos seguidos, diminuindo a diferença para 7 a 6. No último lance do segundo período, houve duplo toque e ambas as esgrimistas pontuaram, terminando a etapa com vantagem de Nathalie Moellhausen por 8 a 7.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mas no comecinho do terceiro e último período, Aliya Luty virou o jogo ao marcar dois pontos logo de cara. Nathalie Moellhausen sentiu o golpe e perdeu o controle do jogo. A brasileira só voltou a pontuar em dois momentos em que houve duplo toque. Com uma atuação mais consistente, a francesa abriu vantagem e fechou o duelo com vantagem de 15 a 10.
Vale ressaltar o domínio de Aliya Luty depois de ter tido o placar contra de 7 a 3. A francesa conseguiu marcar 12 pontos contra apenas mais três da brasileira, que só pontuou em momentos de duplo toque.