As equipes do Rio Grande do Sul e do Paraná conquistaram nesta segunda-feira (11) os dois últimos títulos em disputa no Campeonato Brasileiro de esgrima. Os gaúchos sagraram-se campeões no florete masculino e os paranaenses abocanharam a taça da espada feminina. Sendo assim, o domínio nacional por equipes nas três armas ficaram divididas igualmente entre os três estados. Paraná venceu na espada feminina e masculina, São Paulo levou os dois naipes no sabre e Rio Grande do Sul ganhou no florete também com os homens e as mulheres.
Na espada feminina, os paranaenses venceram com Lorana Schwantes, Fernanda Camargo, Tabea Alves e Amanda Simeão, esta última campeã também no individual. Elas venceram Minas Gerais na final por 45 a 40. As mineiras jogaram com Bianca Dantas, Marina Tello, Cledola Tello e Clara Amaral. São Paulo, com Marcela Silva, Maria Rita Rodrigues e Renata Zettermann, ficou em terceiro. No florete masculino, o Rio Grande do Sul, com Pedro Marostega, Eduardo Gastal, Jerônimo Machado e Daniel Velasco, derrotou por 45 a 30 o time de São Paulo formado por Giovanni de Nigris, Fernando Scavasin e Rafael Tomino. Outro time paulista, com Heitor Shimbo, Pierre Souza, Henrique Marques, campeão no individual, e Kevin Lima, ficou com o bronze.
“Acho que a equipe estava bem concentrada, a gente já se conhece bastante, conseguimos tirar o melhor de cada um e conseguimos esse resultado”, avaliou Daniel Velasco, campeão no florete com o Rio Grande do Sul. Já Tabea Alves, do time paranaense vencedor na espada feminina, afirmou que a disputa foi bem acirrada. “A equipe de Minas Gerais é muito boa e já foi várias vezes campeã também. Conseguimos equilibrar uma a outra e não nos atiramos para buscar o resultado.” Amanda Simeão, companheira de Tabea, admitiu que estava pressionada por ter conquistado o ouro individual. “Não queria decepcionar minha equipe. As meninas me apoiaram bastante e a gente conseguiu finalizar com o ouro”, disse.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Rotas dos dois últimos pódios
As esgrimistas paranaenses entraram como cabeças de chave número dois e, portanto, começaram já direto nas semifinais, onde derrotaram São Paulo por 45 a 35. Já no florete masculino, os gaúchos fizeram 45 a 11 nas quartas de final em um time de São Paulo formado por Ricardo de Carli, Lucas Tavora e Victor Takada. A seguir, nas semifinais, derrotaram por 45 a 22 os conterrâneos Vicente Hofmeister, Lucas Fonseca, Pedro Fonseca e Diego Frantz. Nas disputas dos bronzes, na espada, as paulistas fizeram 45 a 34 em um segundo time do Paraná formado por Valkiria Schnen, Isabela Abreu e Nicole Canali. Já no florete, Hofmeister, Frantz e os Fonseca foram derrotados por 45 a 23 por Shimbo, Souza e Marques. O Brasileiro de esgrima foi todo disputado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.