Amanda Simeão, na espada feminina, e Henrique Marques, no florete masculino foram os campeões individuais deste domingo (10), penúltimo dia do Campeonato Brasileiro de esgrima. Houve, ainda, as disputas por equipes no sabre feminino e na espada masculina, ambas vencidas por Paraná. Nesta segunda (11) os torneios por equipes de florete masculino e espada feminina encerram a competição disputada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
O caminho de Amanda Simeão até o título começou com seis vitórias nas poules, três delas por 5 a 0: sobre Oriete Covolan, Nicole Canali e Jornada Cyrillo. Fez 5 a 2 em Bianca Cavalcanti e em Carolina Polo e 5 a 3 em Marina Tello. Ela passou para a fase eliminatória com a melhor campanha, então entrou direto nas oitavas de final, onde derrotou Lorana Schwantes por 15 a 4. A seguir, nova vitória sobre Marina Tello, agora por 15 a 9. Na semifinal, superou Bianca Dantas por 15 a 6, mesmo placar que marcou na final contra Tabea Alves.
“Queria muito ganhar o Brasileiro, tenho vencido desde 2017. Fiquei um mês e meio treinando na Itália, aprendi muitas coisas e queria colocar em prática. Em momento algum me senti insegura, estava sempre no controle, busquei seguir à risca o que eu estava treinando”, disse Amanda, que ressaltou a importância do técnico Athos Schwantes e do Curitibano, clube que passou a defender nesta temporada. “Sempre admirei muito o Athos, comecei a jogar esgrima depois de vê-lo na TV. Na última competição, estava nervosa e ele tem as palavras certas. É muito gostoso ver que sempre tem pessoas do Curitibano me apoiando.”
Florete masculino
Henrique Marques teve uma campanha bem parecida com a de Amanda Simeão. Também foi campeão invicto, com a melhor campanha nas poules vencendo três dos seis jogos por 5 a 0: sobre Giorgio Fumagalli, Lucas Tavora e Lucas Fonseca. Fez ainda 5 a 2 em André Hofmeister e em Kevin Lima e 5 a 3 em Guilherme Murray. Apesar da campanha, jogou a primeira rodada e fez 15 a 6 em José Queiroz, depois 15 a 7 em Jerônimo Machado, já nas oitavas, e nas quartas bateu Ricardo Pacheco por 15 a 9. A semifinal foi contra Paulo Morais, vencida por 15 a 7, e a final foi contra Heitor Shimbo, derrotado por Henrique Marques por 15 a 10.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Sabre e espada por equipes
O dia também foi reservado para o torneio por equipes de sabre feminino e espada masculina no Brasileiro de esgrima. No sabre, Paraná venceu com Melissa Polo, Gabriela Moraes e Jordana Cyrillo. Elas venceram o Rio Grande do Sul, com Bárbara Zanesco, Milena Chies, Ana Clara Morsch e Eduarda Nehrke, por 45 a 25. Na espada, vitória veio com Alexandre Camargo, campeão individual na véspera, Leopoldo Gubert, Gabriel Assis e Fabrizio Lazaroto. A decisão foi contra a equipe paulista, formada por Richard Grunhauser, Gabriel Julio, Nicolas Ferreira e Leandro Seini. O placar foi 45 a 35.