Começa nesta sexta-feira (8): o Campeonato Brasileiro Sênior de esgrima. As instalações do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), receberão os melhores esgrimistas do Brasil que prometem colocar fogo às pistas pelo título. Dentre eles, os destaques ficam por conta de Bia Bulcão e Bruno Pekelman (Esporte Clube Pinheiros-SP), que vivem grande temporada, e Guilherme Toldo, atleta olímpico e que defende o clube-anfitrião da competição nacional. A competição será disputada até segunda-feira.
O Brasileiro Sênior reunirá atletas em todas as três armas (espada, sabre e florete) que disputarão torneios individuais e por equipes. Ao todo, o evento recebeu 156 inscrições para os confrontos individuais, sendo 67 para a espada, 37 para o sabre e 52 para o florete.
-Técnico da seleção feminina de goalball desestimula chute típico do Brasil
Bulcão e seu retrospecto favorável
Bia Bulcão vai para a competição nacional com um excelente retrospecto no florete feminino. A atleta é a atual campeã brasileira (conquistou o ouro em Curitiba, em 2019) e venceu as duas etapas de florete do Circuito Brasileiro, a segunda, na capital gaúcha, e a quarta, em São Paulo (SP). A tetracampeã brasileira, que estava realizando treinamentos na Itália, quer colocar mais um título na estante, além dos conquistados em 2014, 2016, 2018 e 2019, para fechar bem este primeiro ano de um novo ciclo olímpico.
“Acho que os treinos na Itália foram bons, estou retomando o ritmo de combate, aproveitei bem o período para essa retomada. Em 2019, eu venci o Brasileiro já no final do ciclo, já estava tudo bem sólido, bem formado no meu jogo. Agora, estamos no início de um novo ciclo e quero fazer mudanças no meu jeito de jogar, quero experimentar coisas novas e ainda estou aplicando tudo isso”, analisou.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Top 20 mundial
Outra atração do florete, entre os homens, é um atleta que esteve no Japão para a disputa da Olimpíada de Tóquio: Guilherme Toldo. Além da participação no megaevento, o brasileiro vem de um pódio no Torneio Satélite de Guadalajara, no México, ao ter faturado a prata no campeonato no último domingo (3). O vice-campeonato de Toldo rendeu a ele o retorno ao Top 20 mundial ao figurar na 19ª colocação no ranking da Federação Internacional de Esgrima.
Quem quer debutar na galeria dos esgrimistas campeões brasileiros é Bruno Pekelman. Na competição do sabre, o atleta do Pinheiros vai para a pista com uma boa temporada como incentivo para a busca do ouro inédito: ele venceu as duas etapas do sabre no ano (a terceira e a sexta, ambas na capital paulista). Apesar disso, ele não acredita que seja o favorito em Porto Alegre.
“O Campeonato Brasileiro para mim é uma competição que ainda não tenho o ouro no currículo, estou indo para Porto Alegre com muita vontade de me tornar campeão brasileiro pela primeira vez. Venho mantendo rotinas intensas de treinos e sei que estou preparado para a competição”, disse, ressaltando que não é o atleta a ser batido no Brasileiro.