A seleção brasileira seguiu nesta segunda-feira (8) para Budapeste, na Hungria, onde inicia, na próxima quarta-feira, a disputa da Copa do Mundo de sabre, primeira competição internacional de esgrima da temporada 2021. Será o fim de uma paralisação de um ano no calendário da modalidade, por causa da pandemia de Covid-19.
O país terá um grupo de jovens talentos neste torneio. Além de Bruno Pekelman e Karina Trois, ambos com possibilidade de conseguir a vaga nos Jogos de Tóquio-2020 através do Pré-Olímpico (em abril, no Panamá), fazem parte do grupo Luana Pekelman, Pietra Chierighini, Henrique Garrigós, Enrico Pezzi e Matheus Becker. Os técnicos serão Alkhas Lakerbai e Régis Trois.
Brasil busca aprender na Itália para conseguir mais vagas na esgrima
Mais do que apenas os resultados, é o momento de renovar a equipe e dar oportunidade aos jovens atletas de poderem ganhar rodagem e experiência. E pensar em mais resultados para o futuro.
“Vamos jogar a prova por equipes, com uma equipe totalmente nova. Eu, Matheus Becker, Henrique Garrigos e Enrico Pezzi estaremos em nossa primeira competição juntos, e vejo muito potencial para que possamos mostrar a força do sabre brasileiro. Na minha opinião, não estamos indo em busca de resultados imediatos. Estamos em busca do crescimento e desenvolvimento da nossa equipe para que possamos chegar ao nível dos melhores países. Esse processo exige tempo e dedicação”, explica Bruno Pekelman, consciente de seu papel neste momento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Apesar de já estar buscando vaga na Olimpíada, Bruno também é muito jovem. Com apenas 20 anos, sabe que a responsabilidade é grande e que ainda precisa evoluir muito para brigar por conquistas maiores.
“Mesmo sendo primeiro do ranking nacional, sou novo nas Copas do Mundo adultas. Ainda não sei o que esperar em termos de resultados, mas espero dar o melhor de mim para poder representar o sabre brasileiro lá fora”, explica o atleta.
CONVOCAÇÕES
A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) anunciou também as convocações para o Mundial Cadete e Juvenil, que acontece entre 3 e 11 de abril, no Cairo, no Egito. Ao todo, o país enviará 27 atletas e cinco membros de comissão técnica para esta competição. Além disso, foi divulgada também a lista para a Gymnasíade 2021, que acontecerá em outubro.
Lista completa de convocados para o Mundial:
ESPADA FEMININO – Victória Vizeu, Clara Amaral e Carolina Checheliski (cadete e juvenil); e, Giorgia Giordano (juvenil).
ESPADA MASCULINO – Luca Busnardo (cadete e juvenil); Nicky Wu (cadete); e, Leandro Seini, Mauricio Pelegrino e Tarcísio Mendes (juvenil).
FLORETE FEMININO – Gabriella Vianna (cadete e juvenil); Stela Frias (cadete); e, Talia Calazans, Valentina Baldi e Laura Papaiano (juvenil).
FLORETE MASCULINO – Lorenzo Mion (cadete e juvenil); Rafael Tomino e André Mura (cadete); e, Ricardo Pacheco, Paulo Morais e Guilherme Murray (juvenil).
SABRE FEMININO – Isabela Chen (cadete e juvenil); e, Luana Pekelman e Pietra Chierighini (juvenil).
SABRE MASCULINO – Matheus Becker e Renato Saliba e Marcos Gomez (cadete e juvenil); e, Gabriel Vasques (juvenil)
Lista de convocados para a Gymnasiade
Florete
▪ Gabriella Vianna
▪ Carolina Brecheret
▪ Lorenzo Mion
▪ Rafael Tomino
Espada
▪ Victoria Vizeu
▪ Clara Amaral
▪ Lucas Busnardo
▪ Rafael Mangiaterra
Sabre
▪ Isabela Chen
▪ Isabela Cunha
▪ Matheus Becker
▪ Renato Saliba