A etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro de esgrima conheceu seus campeões nas disputas individuais. Na tarde deste sábado (05), Guilherme Toldo e Bia Bulcão confirmaram o favoritismo e ficaram com a medalha de ouro na disputa do florete.
Guilherme Toldo confirmou o favoritismo no florete masculino. Ele derrotou Lorenzo Mion, por 15 a 7, e ficou com o título brasileiro de esgrima. Bronze foi para Marco Xavier e Pedro Marostega. Bia Bulcão foi a campeã no feminino. Ela derrotou Ana Toldo na final. A favorita Gabriela Cecchini e Mariana Pistoia terminaram com o bronze no Brasileiro de esgrima.
“Eu gostei bastante da forma que joguei hoje. Foi uma participação sólida, estava muito concentrada. Tive uma boa eliminatória e a competição me deu bastante ritmo. Foi muito legal conquistar esse quarto título”, comemorou Bia, que vibrou ao lado do técnico russo Gennady Miakotnykh.
Na espada feminina, campeã mundial Nathalie Moellhausen não jogou na semifinal e acabou com o bronze. O título brasileiro acabou com Amanda Simeão, que venceu, por 15 a 4, Marcela Silva foi prata. Victoria Vizeu também foi bronze. Pela disputa masculina, Athos Schwantes fez 15 a 12 para cima de Alexandre Camargo e ficou com o ouro. Leopoldo Gubert e Fabrízio Lazaroto foram bronze.
No sabre feminino, uma surpresa. Giulia Gasparin, cabeça de chave número 3, ficou com o ouro ao vencer a favorita Karina Trois na final. Pietra Chierighini e Luana Pekelman foram bronze. Fechando as disputas individuais, no masculino o favorito Bruno Pekelman caiu na semifinal e terminou com o bronze. Fábio Salles fez 15 a 11 em Henrique Garrigos e terminou com o ouro. Fernando Fachini também foi bronze.