Após as competições individuais, a sexta-feira marcou a estreia das equipes no Campeonato Sul-Americano de esgrima, que está sendo realizado em Assunção, no Paraguai. De cara, o Brasil pegou três pódios, sendo dois ouros e um bronze. O sabre feminino e a espada masculina subiram no ponto mais alto do pódio, enquanto a espada feminina terminou no terceiro lugar. O florete feminino terminou no quarto lugar.
As equipes do sabre e do florete masculino só entram em ação neste sábado (28), último dia do Campeonato Sul-Americano de esgrima. O sabre feminino foi composto por Pietra Chierighini, Giulia Gasparin, Luiza Lee e Karina Trois. As brasileiras entraram direto na final e venceram o Chile por 45 a 36. A Argentina ficou com o bronze.
Já Álvaro Donato, Richard Grunhauser, Gabriel Julio e Mauricio Pellegrino, da espada masculina, fizeram 45 a 32 no Paraguai e depois ganharam do Peru na final pelo mesmo placar. Os paraguaios terminaram com o bronze.
O bronze do Sul-Americano de esgrima por equipes veio com a equipe da espada feminina. Tabea Alves, Bianca Dantas, Marcela Silva e Marina Tello perderam para o Chile na semifinal (45/41) e venceram a Argentina por 45 a 33.
No florete feminino, Deise Falci, Mariana Hauschild, Mariana Pistoia e Ana Toldo terminou em quarto. Chile ouro, Peru prata e Argentina bronze, que venceu o quarteto brasileiro por 45 a 36.