O Brasil conquistou mais duas medalhas no Pan-Americano de Esgrima, que está sendo disputado em Montreal, no Canadá, nesta sexta-feira (16). Na disputa por equipes, o time formado por Henrique Marques, Guilherme Toldo, Heitor Shimbo e Julien Baneux foi prata no Florete Masculino, enquanto que Clarisse Menezes, Bianca Dantas e Katherine Muller foram bronze na Espada Feminina.
No momento, o Brasil tem quatro medalhas na competição: uma prata e três bronzes. As outras conquistas foram com Alexandre Camargo, bronze na Espada, e Nathalie Moellhausen, bronze também na Espada.
Parada dura no Florete
Os brasileiros derrotaram os venezuelanos nas quartas de final por um placar agregado de 45-32. Os brasileiros foram superados em apenas uma das nove disputas da fase, contra o time formado por Antonio Leal, Johan Mora e Cesar Aguirre.
Na semifinal, a vitória sobre os mexicanos foi pelo placar agregado de 45-33. Contra o time formado por Daniel Gomez, Jose Pelletier e Jesus Beltran, os brasileiros venceram sete das nove disputas.
Na final, a disputa foi contra o time dos Estados Unidos, formado por Race Imboden, Alexander Massialas e Miles Chamley-Watson, que foram medalha de ouro, prata e bronze na competição individual, respectivamente. Os brasileiros fizeram uma disputa dura e chegaram a liderar a final, mas acabaram sendo superados por 45-37.
Jornada no Feminino
As brasileiras derrotaram as argentinas Josefina Mendez Bello, Isabel di Tella e Maria Keen nas quartas de final por 28-26. A disputa foi acirrada e o Brasil conseguiu garantir a vitória apenas na última luta, quando Bianca Dantas superou Isabel di Tella por 8-6.
Na semifinal, as canadenses Vanessa Lacas-Warrick, Leonora MacKinnon e Malinka Hoppe Montanaro superaram as brasileiras por 45-36. O Brasil chegou a vencer duas das nove lutas, mas não foi páreo para as rivais.
Na disputa pelo bronze, as brasileiras superaram as chilenas Analia Fernandez, Andrea Lepe e Rudy Lele com certa facilidade, por 45-24.