No penúltimo dia de competições do Sul-Americano de Esgrima, na Colômbia, o Brasil continuou com o domínio. Nesta quinta-feira (06), na categoria juvenil, a equipe brasileira conquistou 10 medalhas, com três medalhas de ouro, com destaque para Bruno e Luana Pekelman, que venceram a disputa do sabre feminino e masculino.
Sabre feminino
Assim como aconteceu na disputa do sabre feminino na categoria cadete, Luana Pekelman conquistou o ouro no juvenil. Na semifinal, a brasileira enfrentou e venceu a compatriota Pietra Chierighini, por 15 a 14. Na outra semi, Candela Espinosa, da Argentina, superou Javiera Rozas, do Chile, por 15 a 12. Na decisão, Luana se saiu melhor do que sua adversária, por 15 a 12, e ficou com a medalha de ouro.
Sabre masculino
Na disputa entre os homens, o Brasil fez uma dobradinha. Nas semifinais, Bruno Pekelman venceu o argentino Matias Rios, por 15 a 10, se garantindo na final. Do outro lado da chave, o brasileiro Enzo Bergamo superou Nicolás Illera, da Colômbia, por 15 a 7. Na decisão entre brasileiros, Bruno foi superior e ficou com o título do Sul-Americano de Esgrima na categoria juvenil.
Espada Feminina
Nas semifinais da categoria, Monserrat Viveros, do Paraguai, enfrentou e venceu a brasileira Victoria Vizeu, por 15 a 12. Já no outro duelo por uma vaga na final, Datev Nahapetyan, da Argentina, superou Maria Nuas, da Colômbia, por 15 a 13. Na disputa da medalha de ouro, Monserrat foi melhor e saiu com a vitória por 15 a 6, ficando com o título.
Espada masculina
Já na espada masculina, o Brasil acabou ficando com três das quatro medalhas. Nas semifinais, o brasileiro Fabrizio Lazaroto venceu seu compatriota Leopoldo Gubert, por 14 a 13. Na outra semi, Lucio Pérez Ondarts, da Argentina, se garantiu na decisão ao vencer Gabriel Bonamigo, do Brasil, por 15 a 8. No duelo pelo ouro, Fabrizio foi superior e ficou com o título do continente.
Florete feminino
Na disputa do florete feminino, Brasil e Chile se colocaram em lados opostos. Nas semifinais, Arantza Inostroza, do Chile, venceu a brasileira Milena Chies, por 15 a 6, avançando para a decisão. Já Katina Proestakis, do Chile, eliminou Talia Calazans, ao vencer por 15 a 10. Na decisão 100% chilena, Arantza não deu chances para Katina, venceu por 15 a 11 e ficou com o ouro.
Florete masculino
Já no florete masculino o Brasil acabou fora do pódio. Nas semifinais, o chileno Gustavo Alarcón enfrentou e venceu o compatriota Vicente Otayza, por 15 a 7, se garantindo na decisão. Na outra semi, o argentino Augusto Servello superou Leopoldo Alarcón, por 15 a 11. Na decisão, apesar do equilíbrio entre os dois esgrimistas, Gustavo acabou saindo com o triunfo pela diferença mínima, por 15 a 14, e ficou com o título do Sul-Americano de Esgrima na categoria juvenil.