No primeiro dia de competições do Sul-Americano de esgrima pré-cadete, cadete e juvenil, disputado em Lima, no Peru, o Brasil teve bons resultados. Nesta terça-feira (04), Lorenzo Mion, Gabriella Vianna e Isabela Chen conquistaram o ouro.
Florete Masculino
Na disputa do florete masculino, o Brasil foi ouro. Na semifinal, Lorenzo Mion enfrentou Milan Piñero, da Argentina. No confronto, o esgrimista brasileiro saiu com a vitória por 15 a 6. Na outra semifinal, Victor Ramirez, do Peru, superou o chileno Claudio Cádiz, por 15 a 11. Na decisão, Lorenzo foi dominante do início ao fim e saiu com a vitória por 15 a 3, conquistando o título continental.
Florete feminino
No feminino, Gabriella Vianna acabou com a medalha de ouro. Na semifinal, a brasileira enfrentou e venceu Maria Correa, da Argentina, por 15 a 9. Do outro lado da chave, a peruana Mariana Soriano venceu a compatriota Casandra Cruz, por 13 a 6, avançando para a decisão. Na disputa do ouro, Gabriella foi superior desde o início e venceu por 15 a 8.
Espada Masculina
Na espada masculina, o Brasil acabou conquistando o bronze. Na semifinal, Lucas Busnardo enfrentou o boliviano Marco Rojas e acabou sendo superado por 15 a 9, deixando o brasileiro com o terceiro lugar. Na outra semi, o chileno Javier Carmona venceu o Emanuel Bernal, do Paraguai, por 15 a 7. Na disputa da medalha de ouro, Rojas se saiu melhor do que Carmona, por 15 a 13, ficando com o primeiro lugar.
Espada Feminina
Na disputa entre as mulheres na espada, o Brasil voltou a subir no pódio. Nas semifinais, de um lado Alejandra Piedrahita, da Colômbia, venceu a chilena Catalina Slako por 15 a 13. Do outro lado da chave, a brasileira Victoria Vizeu superou a colombiana Valentina Triana, por 15 a 12. Na decisão, Piedrahita acabou se saindo melhor e saiu com a vitória por 15 a 12 e deixou Victoria com a prata.
Sabre Masculina
No sabre masculino, o Brasil conquistou duas medalhas. Uma das semifinais da categoria foi 100% brasileira. Nela, Matheus Becker acabou levando a melhor contra Renato Saliba, por 15 a 6. Na outra disputa pela vaga na decisão, Moises Molina, da Venezuela, superou Julián Myer, da Bolívia, pelo mesmo placar. Na final, apesar da igualdade entre os esgrimistas, Molina venceu Matheus por 15 a 12 e acabou com o ouro.
Sabre Feminina
Na categoria que fechou o dia de competições, o Brasil voltou a ser ouro. Na semifinais da sabre feminina, Isabela Chen teve pela frente a Dooménica Moncayo, do Equador, e conseguiu a vitória e a vaga na final por 15 a 10. Do outro lado da chave, a equatoriana Carla Hernández superou a compatriota Valentina Cañizares, por 15 a 13, avançando para a decisão. No duelo pela medalha de ouro, Isabela foi melhor na reta final do confronto e venceu por 15 a 13, ficando com o primeiro lugar.