Pedro Marostega e Guilherme Toldo foram os brasileiros que mais avançaram na etapa de São Petersburgo da Copa do Mundo de esgrima, no florete. Eles chegaram no tableau 64 classificatório para a chave principal, nesta sexta (3). Outros quatro brasileiros disputaram a competição na Rússia.
Na primeira etapa, a fase de grupos, Pedro Marostega venceu quatro dos seis duelos e se classificou para o tableau classificatório com a segunda melhor campanha da chave 19 ao lado do japonês Ryo Miyake, mas com dois toques a menos no saldo: 27 a 25.
O desempenho colocou Pedro Marostega direto na rodada eliminatória dos 128, onde ele bateu o alemão Alexander Kahl por 15 a 12. Logo a seguir, perdeu para o polonês Lezsek Rajski por 15 a 8 e acabou eliminado da competição.
Guilherme Toldo teve campanha bem similar a Pedro Marostega na fase de grupos. No 27, venceu quatro dos seis duelos e teve campanha igual à do japonês Abe Yoshiki com o asiático prevalecendo no saldo de toques: 28 a 27.
Guilherme Toldo também não precisou passar pelo eliminatório classificatório dos 256 e, no dos 128 venceu o austríaco Tobias Reichetzer por 15 a 5. Contra o francês Vincent Simon, porém, caiu por 15 a 10.
Mais Brasil em São Petersburgo
Outros três brasileiros passaram pela fase de grupos, todos com duas vitórias em seis disputas. Pierre Souza, Heitor Shimbo e Julien Beneux. Entraram na rodada dos 256 do tableau eliminatório classificatório e Heitor Shimbo passou para a de 128, onde caiu para o francês Rafael Savin por 15 a 10.
Na rodada dos 256 Shimbo venceu Julien Beneux pelo mesmo placar e Pierre Souza perdeu para o russo Evgeniy Lomtev por 15 a 7.
Henrique Marques foi o único que não superou os grupos. Perdeu cinco dos seis duelos na chave 30.