8 5
Siga o OTD

Esgrima

Três superam primeira rodada eliminatória no mundial cadete

No florete, Ricardo Pacheco, Paulo Morais e Talia Calazans acabaram parando no round dos 64 após enfrentarem três cabeças-de-chave

Três brasileiros conseguiram passar para a segunda rodada do torneio eliminatório no florete cadete do Mundial Cadete e Júnior de Esgrima. Ricardo Pacheco, Paulo Morais e Talia Calazans, além de Valentina Baldi, já haviam conseguido superar a fase de grupos nesta quarta (10), na Polônia.

Talia derrotou a eslovaca Boglarka Buday por 15 a 7, Ricardo fez 15/8 em Hussain Nassar, do Kuwait, e Paulo derrotou o australiano Benjamin Diskin por apertados 15 a 14. Valentina também disputou e perdeu para Darya Ulasava por 15/6.

Na fase seguinte, que reúne os 64 melhores, a brasileira perdeu para a canadense Jessica Guo por 15/2, Pacheco perdeu para Matthew Lim por 15/3 e Morais caiu por 15/6 para o chinês Xu Jie. Os três adversários dos brasileiros eram cabeças-de-chave.

A campanha resultou em um 47º lugar para Pacheco, 57º para Morais, 58º lugar para Calazans e 65º para Baldi.

Fase de Grupos

O Brasil classificou quatro de seis esgrimistas que teve na fase de grupos do florete cadete no Mundial Cadete e Júnior de Esgrima.

Ricardo Pacheco, com quatro vitórias em seis duelos, foi o que teve melhor aproveitamento. No grupo 9, foi o segundo melhor, ao lado do eslovaco Leopold Marc Kuchta e atrás do croata Borna Spoljar, que venceu cinco. Paulo Morais, Valentina Baldi e Talia Calazans venceram três, sendo que Valentina fez cinco disputas.

Carolina Brecheret e Lorenzo Mion foram eliminados na fase de grupos e encerram a participação em 101º e  113ª colocações, respectivamente.

Florete júnior

No florete júnior no Mundial Cadete e Júnior de Esgrima, na terça (9), Milena Chies e Talia Calazans passaram pela fase de grupos e disputaram a primeira rodada do um contra um.

Milena Chies venceu dois dos cinco duelos que fez. Na fase seguinte, eliminatória, perdeu para a alemã Sophia Werner por 15 a 8. Talia Calazans também disputou o torneio um contra um e perdeu na primeira rodada para a sul-coreana Ji Celine por 15 a 5. Na fase classificatória ela fez seis duelos e ganhou dois, ficando à frente de duas das sete do grupo 14.

No torneio por equipes júnior, na segunda (8), equipes masculina e feminina foram eliminadas na primeira rodada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Esgrima