8 5
Siga o OTD

Esgrima

Brasil fica em último lugar por equipes na Copa do Mundo de florete no Rio

No último dia de disputas da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de florete feminino, o Brasil se despediu da competição ao ficar em último lugar na disputa por equipes. O time nacional foi derrotado em todos os quatro confrontos que teve pela frente neste domingo.

A disputa por equipes é realizada em formato de mata-mata. Com 16 participantes ao todo, começou nas oitavas-de-final. Nesta fase, o Brasil, representado por Nathalie Moellhausen, Clarisse Menezes e Bianca Dantas, perdeu para a Coreia do Sul por 45 a 34 e deixou a disputa por medalhas e foi disputar o torneio de consolação entre os perdedores da etapa inicial.

O segundo confronto foi contra o Canadá e a derrota foi por 45 a 38. Assim, o máximo que o Brasil poderia conseguir seria o 13º lugar, mas perdeu novamente, desta vez para o Chile por 45 a 34. Neste duelo, a principal esgrimista do país, Nathalie Moellhausen, foi substituída por Naira Ferreira.

Com a derrota para o Chile, sobrou ao Brasil a disputa do 15º lugar contra o Japão, mas a equipe perdeu por 45 a 40 e terminou a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de florete na última colocação.

Além da disputa por equipes, o Brasil foi representado também na competição individual, realizada sexta e sábado. Décima colocada do ranking mundial, Nathalie Moellhausen era a principal esperança esperança do país de conseguir um bom resultado, mas ela acabou sendo eliminada pela russa Violetta Khrapina, 55a. do ranking, em seu primeiro combate e terminou em 35o. lugar. As outras 14 brasileiras na disputa não passaram da fase classificatória.

Por causa de seu ranking, Nathalie Moellhausen não precisou disputar a fase de grupos e entrou direto na chave das 64 melhores do torneio. O combate contra a russa foi muito disputado, mas a brasileira acabou perdendo por 11 a 10 e se despediu do torneio.

O segundo melhor desempenho entre as brasileiras foi de Clarisse Menezes. Apesar de ter ganho só dois dos seis combates na fase de grupos, ela conseguiu se classificar para o mata-mata. Nesta fase, no entanto, ela perdeu para a japonesa Kanna Oishi por 15 a 12 e terminou a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de florete feminino na 89a. posição.

As outras brasileiras sequer passaram da fase grupos. Bianca Dantas ficou em 101o., Naira Ferreira em 105o., Marcela Silva em 109o., Mayssa Grise em 110o., Marina Tello em 111o., Letícia Taminato em 113o., Fernanda Abib em 114o., Carolina Polo em 115o., Janaína Andreazi em 116o., Cecília Galvão em 118o., Cledola Tello e Isadora Correa ficaram empatadas em 119o. e Melissa Polo foi a 121a. entre 122 participantes.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Esgrima