Esgrimistas brasileiros disputaram nesta sexta-feira competições internacionais em quatro países diferentes. O melhor resultado aconteceu na etapa de Tóquio da Copa do Mundo de florete masculino com as classificações de Heitor Shimbo e Henrique Marques para a chave principal da competição. No Grand Prix de Doha de espada masculina, Nicolas Ferreira também avançou entre os 64 melhores do torneio. Na Copa do Mundo de florete feminino em St. Maur e na Copa do Mundo de sabre feminino em Salt Lake City, as brasileiras não conseguiram se classificar.
Florete Masculino
Em Tóquio, quatro brasileiros participaram da competição. Todos eles passaram da fase de grupos. No mata-mata, Henrique Marques bateu o russo Dmitry Rigin e garantiu a vaga para a chave principal. Já Heitor Shimbo precisou vencer dois duelos para se classificar. Ele derrotou Yeung Chi Ka por 15 a 7 e o japonês Makoto Ito por 15 a 8.
Com cinco vitórias e apenas uma derrota nos poules, Guilherme Toldo passou com a melhor campanha para o mata-mata, mas parou logo no primeiro confronto ao ser surpreendido pelo chinês Mengkai Huang por 15 a 12.
Já Julien Baneux passou pelo tailandês Suppakorn Sritang-Orn por 15 a 6, mas parou no japonês Toshiya Saito, que derrotou o brasileiro por 15 a 8.
Espada Masculina
No Grand Prix do Qatar de espada masculina, Nicolas Ferreira foi o único brasileiro a passar dos poules. Richard Grunhauser e Fabrizio Lazaroto acabaram eliminados. Mas não foi só a primeira etapa que Nicolas deixou para trás.
O esgrimista brasileiro conquistou mais duas vitórias no mata-mata para se garantir na chave principal da competição. Nicolas Ferreira passou pelo suíço Frederik Weber por 15 a 9 e depois bateu o francês Alexandre Bardenet por 15 a 14. Na fase de 64, ele enfrenta o japonês Masaru Yamada no domingo a partir das 4h10 da manhã.
Sabre Feminino
Na etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo de sabre feminino, Giulia Gasparin foi a única representante brasileira. Com três vitórias e três derrotas nos poules, a esgrimista se classificou para o mata-mata, mas acabou derrotada logo de cara. Ela perdeu para a chinesa Ma Yingjia por 15 a 7 e foi eliminada. Com o resultado, terminou apenas na 103ª. colocação.
Florete Feminino
Ana Beatriz Bulcão foi a brasileira que foi mais longe na disputa por uma vaga na chave principal da etapa de St. Maur da Copa do Mundo de Florete. Nesta sexta-feira (25), ela chegou às preliminares, nas disputa entre 64 atletas buscando vagas na etapa seguinte, mas caiu para a sul-coreana Oh Hye-Mi.
Para chegar na etapa, Bulcão mostrou bom desempenho também nos demais confrontos. Ela foi derrotada apenas pela francesa Oceane Blum, por 5 a 3. Nos demais duelos, levou a melhor. Contra a espanhola Marina Ojeda, venceu por 5 a 0. Superou a britânica Katie Smith por 5 a 1, a polonesa Martyna Dlugosz por 5 a 3, a japonesa Sera Szuma (5 a 3) e a chilena Barbara Ahumada por 5 a 2. Ana Beatriz Bulcão ainda passou pela ucraniana Alina Rapynets.
Milena Chies foi a primeira a cair e não chegou na disputa de mata-mata. Antes, ela venceu apenas um duelo, contra a argentina Micaela Sofia, por 5 a 1. A brasileira, entretanto, levou a pior em suas outras cinco disputas. Diante da polonesa Julia Walczuk, ela foi derrotada por 5 a 2. A norte-americana Iman Blow, por sua vez, a venceu por 5 a 4. Contra Alejandra Flores, sofreu o pior revés: 5 a 0. A australiana Freyea Clarke levou a melhor por 5 a 2. Por fim, a russa Oksana Haeregi fez 5 a 3. Chies não seguiu adiante no torneio e ficou em 160.
Ana Toldo, por sua vez, superou duas adversárias e conseguiu seguir para a fase seguinte. Ela venceu Victoria Buxbury e a francesa Josephine Fourniguet, ambas por 5 a 3. A brasileira, entretanto, foi derrotada pela polonesa Martyna Synoradkza, que venceu todos duelos, por 5 a 1. Sofreu também com a espanhola Maria Marino, com o mesmo placar. Diante da chinesa Wu Peilin, fez 5 a 0. Caiu também para Tatiana Yu, de Cigapura. Ana Toldo, por sua vez, foi derrotada pela russa Anastasiia Ivanova
Mariana Pistoia também venceu dois confrontos. O primeiro, contra a chinesa Gong Yu, por 5 a 3, e o segundo diante da polonesa Katarzyna Lachman, por 5 a 2. Foi derrotada, entretanto, pela francesa Emeline Caujolle, por 5 a 4. Perdeu também para a hungará Janka Toto, por 5 a 4, para a italiana Erica Cipressa, por 5 a 2, e para a ucraniana Alina Rapynes, por 5 a 4. Mariana Pistoia caiu no duelo com a espanhola Maria Marino.