O brasileiro Guilherme Toldo terminou a sua participação entre os oito melhores esgrimistas no Torneio Satélite de Barcelona, na categoria florete. Este era o último torneio satélite no calendário deste ano. Neste sábado (27), ele acabou eliminado na fase de quartas de final para o polonês Michal Siess por 15 a 10.
Melhor brasileiro do naipe masculino no ranking da Federação Internacional (ocupa a 59ª posição), Guilherme Toldo deve escalar algumas posições com a pontuação obtida na competição.
O brasileiro terá, em novembro, a etapa de Bonn, na Alemanha, da Copa do Mundo, onde disputará tanto no individual quanto por equipes.
A campanha de Guilherme Toldo no torneio
Nos poules, Guilherme Toldo caiu no Grupo 7 e passou por todos os adversários: 5 a 1 em Adrian Fayos (Espanha), 5 a 2 em José Charreu (Portugal), 5 a 4 em Luis Alfonso Delbergue (Espanha), 5 a 0 em Chen Tse Yuan (China Taipei) e 5 a 3 em Francesco Griseri (Itália).
Com o aproveitamento de 100% na primeira fase, Guilherme Toldo se classificou para o mata-mata com a 5ª. melhor campanha geral entre os 85 participantes. Com isso, ficou de bye na primeira eliminatória, pré-classificado entre os 64 melhores.
O primeiro confronto do mata-mata foi um reencontro com Francesco Griseri, contra quem havia jogado nos poules. O adversário tinha eliminado o canadente Patrik Dula na fase anterior por 15 a 10, mas não foi páreo para Guilherme Toldo, que o derrotou por 15 a 5.
Na disputa por uma vaga nas oitavas de final, o brasileiro teve pela frente o espanhol Santiago Garcia Prado, que já havia vencido o peruano Felipe Otero por 15 a 8 na fase anterior. No duelo, Guilherme Toldo foi ainda mais superior do que contra Griseri e fechou o confronto com uma vitória inquestionável de 15 a 3.
Para chegar entre os oito melhores da competição, Guilherme Toldo teve pela frente o polonês Leszek Rajski. Foi um duelo mais complicado do que os primeiros, mas o brasileiro se saiu bem, venceu por 15 a 11 e se classificou para enfrentar outro adversário da Polônia, Michal Siess, que eliminou nas oitavas por 15 a 13 Martino Minuto, da Turquia, que tinha feito a segunda melhor campanha na fase de poules.