O Campeonato Pan-Americano 2018 foi confirmado em agosto pelo Conselho Pan-Americano (PAC) e vai acontecer no Equador, na cidade de Quayaquil, de 21 a 26 de novembro. O evento não estava na programação da ABEE para o ano, mas com a confirmação a diretoria trabalhou para garantir a participação brasileira.
O evento será realizado nas três modalidades (dificuldade, Boulder e velocidade), seguindo o modelo do Campeonato Mundial, alinhado com o movimento Olímpico, e cada país conta com seis vagas em cada categoria (feminino e masculino).
Os atletas convocados para representar o Brasil na competição foram Thais Makino no feminino e Cesar Grosso, Felipe Ho e Pedro Nicoloso, no masculino. A seleção foi feita pela Comissão Técnica, em conjunto com a Diretoria Técnica, baseado no resultado do último Campeonato Mundial em Innsbruck, nas 3 modalidades. Os convocados receberão suporte de passagem aérea e hospedagem durante os dias do evento em Quayaquil.
Vagas remanescentes
Os atletas convocados não preenchem todas as vagas que o Brasil tem direito na competição. Por isso a ABEE, em Circular para seus Atletas Associados, fez uma chamada geral aos interessados em representar o Brasil na competição. No total são 3 vagas remanescentes no masculino e 5 no feminino. Os atletas interessados que forem selecionados serão inscritos no evento pela ABEE, mas deverão arcar com as próprias despesas para participar da competição.