Após o bronze de Rodrigo Hanada no Boulder masculino, foi a vez das mulheres competirem a semifinal e final da modalidade pela Copa Sul-Americana no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Em dia com muitas dificuldades nas quatro paredes, a melhor brasileira foi Anja Köhler, que terminou na quinta posição, enquanto Mariana Hanggi ficou em sexto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Nas semifinais, Anja foi a melhor qualificada, com três topos alcançados em tentativas únicas, com quatro zonas alcançadas em dezembro chances. Porém, na decisão a brasileira não foi tão bem. Ela não conquistou nenhum topo nas duas primeiras paredes, mas chegou às respectivas zonas com quatro tentativas. No terceiro problema, a brasileira sequer conseguiu chegar na zona. Por fim, No total, ela ficou sem topos, mas com duas zonas alcançadas em quatro tentativas, terminando a quinta posição.
Já Mariana Hanggi foi a última classificada para a final. Na semi, a brasileira alcançou o primeiro topo em uma tentativa, mas levou cinco chances pra alcançar o segundo. Desse modo, terminou com dois topos em seis chances, com quatro zonas dominadas em 16 tentativas. Mas na final, teve muita dificuldade com os problemas, não chegou em nenhum topo, mas levou uma zona após oito tentativas. Desse modo, Mariana terminou na sexta posição.
O pódio foi formado pela venezuelana Lianet Castillo, única que alcançou dois topos em dez tentativas, além de três zonas em 12 chances. A prata foi para a argentina Valentina Aguado, com um topo em 13 chances, com três zonas em 15 tentativas. Por fim, Alejandra Contreras, do Chile, ficou com bronze sem topos, mas com duas zonas conquistadas em quatro tentativas.
Como foram as semis
Antes da decisão, as competidoras enfrentaram os problemas pela semifinal. Além de Anja Köhler e Mariana Hanggi, o Brasil contou com Laura Timo e Camila Flores.
Laura acabou terminando a competição em 13ª posição, sem alcançar topos, mas chegando em três zonas em setembro tentativas. Já Camila Flores teve um dia ruim na semifinal. A brasileira não foi capaz de alcançar nenhuma zona e nenhum topo, sendo eliminada com a 20ª posição geral.
Saldo do Brasil
Com o fim das disputas desta quinta, o Brasil fechou campanha na Copa Sul-Americana com três pódios. Rodrigo Hanada conquistou dois bronzes, no Lead e no Boulder, e Felipe Ho foi vice-campeão na Guiada.