Nesta quarta-feira (18) aconteceram as semifinais e final masculina da Copa Sul-Americana de escalada na modalidade boulder no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. Rodrigo Hanada, bronze no Lead, foi o único brasileiro a avançar para a decisão e terminou com com a medalha de bronze. O ouro e a prata foi para o Chile, com dobradinha de Benjamin Vargas e Joaquin Urrutia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Na final, a primeira parede foi de dificuldade para apenas alguns escaladores. Rodrigo Hanada, conseguiu alcançar apenas a primeira zona e não avançou mais. Desse modo, três adversários conseguiram dominar o topo e com isso, Hanada ficou na quinta posição parcial.
Na segunda parede, o brasileiro seguiu com dificuldade de alcançar o topo, mesmo que tenha chegado na zona, com ele conseguindo atingir o topo em duas chances. Ao final da rodada, Rodrigo Hanada terminou na quarta posição de momento.
O terceiro problema foi de inclinação mais negativa para os atletas. Com isso, Hanada conseguiu alcançar a zona em duas tentativas, mas depois escorregou algumas vezes, mas conseguiu chegar no topo após quatro tentativas. Com os demais concorrentes também conseguindo avançar, ele ficou na terceira posição para o último percurso.
Na quarta parede, Hanada conquistou zona complicada após três tentativas. Com topo mais acessível, o brasileiro conseguiu dominar topo com quatro chances. Porém dois chilenos foram melhores no geral deixando o Rodrigo Hanada com bronze. Benjamin Vargas levou o ouro com quatro topos em nove tentativas, com quatro zonas em oito chances. A prata ficou com Joaquin Urrutia, que teve três topos em cinco tentativas, além de ter alcançado quatro zonas em sete chances.
Como foram os demais brasileiros
Na parte da manhã foram as semifinais com 20 atletas que passaram pelas eliminatórias. Quatro brasileiros competiram, com apenas Rodrigo Hanada seguindo para a final da competição. Ele terminou na quinta posição, alcançando dois topos e duas zonas, com sete tentativas para topo, com seis chances de zona.
Já o vice-campeão da Guiada Ho terminou com a 10ª posição, com apenas um topo dominado em duas tentativas e duas zonas em três chances. Samuel Silva ficou com a nona posição, com um topo em uma chance e duas zonas em cinco tentativas. Por fim, Davi Peres terminou com a 16ª posição, sem topos dominados, mas chegou em uma zona em três tentativas.