8 5
Siga o OTD

Escalada

Oito brasileiros avançam às semis da Copa Sul-Americana

Quatro brasileiros no masculino e mais quatro no feminino avançaram para as semifinais da Copa Sul-Americana em Curitiba

Rodrigo Hanada e Mariana Hanggi Foto: @alidmachado e Instagram

Nesta terça-feira (17), começaram as disputas da modalidade boulder da Copa Sul-Americana de escalada, no Parque Olímpico do Cajuru. Rodrigo Hanada, Felipe Ho, Samuel Silva e Davi Peres foram os brasileiros a se classificaram para a semifinal do masculino, enquanto Mariana Hanggi, Anja Köhler, Camila Flores e Laura Timo também avançaram no feminino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Essa é a última competição internacional com presença de brasileiros em 2024. Com 42 atletas inscritos no masculino e 33 no feminino, a primeira fase foi eliminatória, com 20 escaladores avançando para as semifinais. Na parte da manhã, o melhor brasileiro foi Rodrigo Hanada, bronze no Lead, que terminou com a terceira posição, conquistando quatro topos e cinco zonas, isso em cinco tentativas de topo e seis de zonas. O vice-campeão da guiada Felipe Ho ficou com a sétima posição, com três topos e quatro zonas, isso em seis tentativas de topo e quatro de zona.

Samuel Silva também avançou para a semifinal ao alcançar o topo duas vezes, com cinco zonas. Ele teve o feito tentando quatro vezes o topo, mas em 14 tentativas de zona, assim ficando na nona posição geral. Davi Peres foi o último brasileiro a avançar, com um topo alcançado em duas tentativas e cinco zonas com 10 tentativas.

Outros participantes foram Pedro de Araújo, que foi eliminado com a 25ª posição, Renan Denardo foi o 30º, enquanto Eduardo Calixto ficou com 35ª posição e Gabriel Papp ficou em 37º.

Brasileiras avançam

Mais tarde, foi a vez das mulheres competirem pelas classificatórias do boulder. A melhor brasileira foi Mariana Hanggi, com a quarta posição geral ao alcançar quatro topos em 10 tentativas e quatro zonas com nove chances. Em sexto, Anja Köhler, com três topos e cinco zonza, com cinco oportunidades de topo e nove tentativas de zonas.

Depois delas, Camila Flores ficou na 15ª posição, com dois topos e três zonas, ambos conquistados após sete tentativas. Por fim, Laura Time ficou logo em seguida, com um topo em uma tentativa, além de cinco zonas em 10 chances.

Outras duas brasileiras disputaram as eliminatórias nesta tarde. Ana Carolina Gumurski fez apenas um topo com uma chances, mas levou 15 tentativas para alcançar três zonas, terminando em 22º. Deborah Albuquerque, que só competiu no boulder, ficou com a 24ª posição, com um topo alcançado em uma chance, e duas zonas em duas tentativas.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Escalada