O Brasil foi ao pódio no primeiro dia de finais da Copa Sul-Americana de escalada em Mar del Plata, na Argentina. Na disputa do boulder masculino, Rodrigo Hanada se manteve entre os primeiros colocados desde a eliminatória e garantiu a medalha de prata, ao terminar em segundo lugar na final. A delegação brasileira ainda tem mais chances de pódio no feminino.
Rodrigo Hanada foi o único brasileiro que avançou para a final masculina. No primeiro dia da competição, ele ficou na liderança da qualificação. Mas na semifinal, os desafios do boulder estavam maiores, com os atletas tendo dificuldades para atingir o topo. Rodrigo Hanada conseguiu um topo e quatro zonas (em três e sete tentativas) para terminar o dia em terceiro lugar. O único atleta que conseguiu mais de um topo foi o chileno Dante Caballero que teve 2T 4Z (9-12) para ficar com a liderança.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Apenas os seis primeiros colocados avançaram para a final. O Brasil teve outros quatro atletas além de Rodrigo Hanada na disputa. Mas nenhum deles conseguiu atingir algum topo. Davi Peres terminou na nona posição com 0T 3Z (0-9). Samuel da Silva e Pedro Henrique Namba ficaram em 12º lugar com 0T 3Z (0-11). Renan Denardo foi o 20º colocado com apenas uma zona.
Na final, Rodrigo Hanada melhorou o seu desempenho para conseguir a medalha de prata. O brasileiro alcançou três topos e três zonas e terminou em segundo lugar. O campeão da prova foi o chileno Joaquin Urrutia, que teve três topos e quatro zonas. Christian Wagner, também do Chile, ficou em terceiro lugar com dois topos e três zonas para ganhar a medalha de bronze.