8 5
Siga o OTD

Escalada

Rodrigo Hanada e Mariana Hanggi lideram em Mar del Plata

Rodrigo Handada e Mariana Hanggi terminaram a qualificação da Copa Sul-Americana de escalada em Mar del Plata na primeira posição

Rodrigo Hanada escala o boulder na Copa Sul-Americana de escalada
(Foto: Reprodução/Instagram/@rodrigo.hanada)

Nesta sexta-feira (29) começaram as disputas da etapa de Mar del Plata da Copa Sul-Americana de escalada. Cinco brasileiros se classificaram para a semifinal masculina, com destaque para Rodrigo Hanada que terminou o dia em primeiro lugar. No feminino, quatro representantes do país avançaram de fase, com Mariana Hanggi na liderança. As semifinais e finais da competição acontecem neste fim de semana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O campeonato teve 30 participantes, com cinco deles brasileiros. Rodrigo Hanada, campeão brasileiro, foi o melhor da fase classificatória, alcançando 5 topos, 5 zonas em 10 tentativas de topo e 5 de zona. A segunda posição ficou com Dante Caballero do Chile, com 4 topos e 5 zonas, em 8 tentativas de topo e 7 de zonas. Na terceira posição geral ficou o peruano Kenu Wong. Ele terminou com o mesmo número de topos e zonas que o chileno, mas levou mais tentativas, com 13 de topo e 8 de zonas.

Além de Hanada, o melhor brasileiro foi Samule da Silva, bronze no Brasileiro, passando na sexta posição. Ele conquistou 4 topos e 5 zonas, com 17 tentativas de topo e 11 de zonas. Renan Denardo ficou na 9ª posição geral, conquistando 3 topos e 5 zonas, mas com 14 tentativas de topo e 13 de zonas. O vice-campeão brasileiro Davi Peres foi o 14º colocado nas qualis, com 2 topos e 5 zonas, mas levou 7 tentativas para alcançar os topos e mais 5 em zonas. Por fim, Pedro Henrique de Araújo também chegou em 2 topos e 5 zonas, mas com mais tentativas que Davi, com 11 tentativas de topo e 10 de zonas.

Mariana Hanggi empatada na liderança

Mariana Hanggi escala o boulder na Copa Sul-Americana de escalada
(Foto: Reprodução/Instagram/@marianahanggi)

Na competição feminina, a melhor brasileira foi Mariana Hanngi, que atingiu os cinco topos e as cinco zonas com seis e cinco tentativas respectivamente. Ela terminou empatada com a argentina Marian Micheri na primeira posição. Anja Köhler foi a sexta colocada com quatro topos e cinco zonas (cinco tentativas cada). Amanda Tavares ficou em 12º lugar com três topos (seis tentativas) e cinco zonas (sete tentativas). Por fim, Camila Flores também avançou para a semifinal na 14ª posição, com três topos (sete tentativas) e cinco zonas (dez tentativas).

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Escalada