A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) divulgou nesta segunda-feira (23) que em 2025 o Brasil será sede da primeira etapa de Copa do Mundo da América do Sul. O anúncio aconteceu conjunto com a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada). A cidade de Curitiba foi a escolhida para receber os principais atletas do esporte da modalidade Boulder. O evento ocorrerá no Centro Olímpico de Treinamento de Escalada dentro do Parque Olímpico do Cajuru, de 16 a 18 de maio.
- Rio Grande do Sul e São Paulo levam títulos no TMB de Chapecó
- Ana Gomes garante única vitória dos brasileiros no Bahrein
- São Paulo recebe última etapa do Circuito BB Lab 2024
- Juliana Viana se diz ‘feliz e honrada’ com prêmio do COB
- Huertas brilha e coloca Tenerife nas oitavas de Champions
A IFSC divulgará o calendário completo do circuito da Copa do Mundo de 2025 no dia 30 de setembro, próxima segunda-feira. Esta será a estreia de um país da América do Sul como sede de uma etapa da competição de Escalada Esportiva. “Estamos entusiasmados em trazer uma Copa do Mundo de Boulder para o Brasil no próximo ano. Esta é a culminação de dez anos de trabalho intenso na promoção e desenvolvimento da escalada em nosso país”, afirmou Thiago Campacci, presidente da CBEscalada.
“É um marco não só para nós, mas para a América do Sul. Será a primeira Copa do Mundo nesta parte do continente, o que permitirá que alguns países tenham sua primeira experiência no circuito. Queremos mostrar o quão emocionante e dinâmico é o nosso esporte, e ter os melhores escaladores do mundo em Curitiba certamente nos ajudará a conseguir isso. Daremos o nosso melhor para realizar um grande evento e esperamos nos tornar uma parada regular nos próximos anos.” acrescentou o mandatário.
Espaço com experiência na modalidade
Antes de receber uma etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, o Centro Olímpico de Treinamento de Escalada, localizado dentro do Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba, receberá alguns eventos em 2024. O local sediará ainda neste ano um campeonato nacional em todas as disciplinas entre 11 e 20 de outubro e uma Copa Sul-Americana de Boulder, Lead e Speed, de 14 a 20 de dezembro.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A área interna do local abriu em novembro de 2023 e já recebeu uma Copa Continental de Escalada Esportiva de Boulder. No início de 2025, o espaço externo foi parcialmente inaugurado com um Campeonato Brasileiro de Boulder Juvenil. A obra tem previsão de ser concluída no final do mês de setembro de 2024. Os atuais campeões brasileiros são: Rodrigo Hanada, no boulder e no combinado; Laura Timo, no combinado; Anja Köhler, no boulder; e Pedro Egg e Julia Brandão na velocidade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Marco Scolaris, presidente da IFSC, comentou sobre a inclusão do Brasil no calendário. “É com grande entusiasmo que anunciamos o Brasil como anfitrião de um evento da Copa do Mundo de Escalada Esportiva em 2025. Após o sucesso em Paris 2024, nosso objetivo é expandir ainda mais a globalização do circuito e uma parada na América do Sul representa um marco em nosso desenvolvimento, refletindo o crescimento da comunidade, mais forte e mais difundida em todos os continentes”, destacou o dirigente.