O brasileiro Pedro Egg participou da disputa da velocidade na etapa de Briançon da Copa do Mundo de escalada esportiva, nesta quarta-feira (17), na França. Ele teve 6s52 como melhor tempo na eliminatória e ficou em 43º lugar na classificação geral, não avançando para as fases finais.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Um total de 46 atletas participaram da qualificatória da velocidade nesta etapa da Copa do Mundo. Cada um teve duas oportunidades para subir a parede, sendo que somente o melhor tempo foi válido para a classificação. Os 16 primeiros colocados avançaram ao mata-mata.
Único representante brasileiro na disputa, Pedro Egg marcou 6s52 logo em sua primeira tentativa e anotou 7s14 na segunda oportunidade. Com o desempenho, ficou em 43º lugar, a frente de três atletas. O último classificado ás fases finais foi o francês Bassa Mawem, com 5s33.
O líder da qualificatória foi o cazaque Amir Maimuratov, que marcou 4s96. Somente o italiano Matteo Zurloni, segundo colocado, ficou abaixo dos cinco segundos nesta fase inicial, ao marcar 4s97. Entre os 16 classificados à sequência da competição, há sete europeus, oito asiáticos e um neozelandês.
A prova da velocidade estará presente no programa olímpico da escalada esportiva de forma “independente” pela primeira vez em Paris-2024. Em Tóquio-2020, a velocidade fez parte da prova combinada que também envolveu as disciplinas boulder e lead. O Brasil não terá representantes no megaevento francês.