O brasileiro Pedro Egg participou da disputa da velocidade na etapa de Briançon da Copa do Mundo de escalada esportiva, nesta quarta-feira (17), na França. Ele teve 6s52 como melhor tempo na eliminatória e ficou em 43º lugar na classificação geral, não avançando para as fases finais.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Um total de 46 atletas participaram da qualificatória da velocidade nesta etapa da Copa do Mundo. Cada um teve duas oportunidades para subir a parede, sendo que somente o melhor tempo foi válido para a classificação. Os 16 primeiros colocados avançaram ao mata-mata.
Único representante brasileiro na disputa, Pedro Egg marcou 6s52 logo em sua primeira tentativa e anotou 7s14 na segunda oportunidade. Com o desempenho, ficou em 43º lugar, a frente de três atletas. O último classificado ás fases finais foi o francês Bassa Mawem, com 5s33.
O líder da qualificatória foi o cazaque Amir Maimuratov, que marcou 4s96. Somente o italiano Matteo Zurloni, segundo colocado, ficou abaixo dos cinco segundos nesta fase inicial, ao marcar 4s97. Entre os 16 classificados à sequência da competição, há sete europeus, oito asiáticos e um neozelandês.
A prova da velocidade estará presente no programa olímpico da escalada esportiva de forma “independente” pela primeira vez em Paris-2024. Em Tóquio-2020, a velocidade fez parte da prova combinada que também envolveu as disciplinas boulder e lead. O Brasil não terá representantes no megaevento francês.