O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) aprovou a proposta do Comitê Organizador dos Jogos de Los Angeles para incluir a paraescalada no programa esportivo da edição de 2028 do megaevento. Dessa forma, os Jogos nos Estados Unidos contarão com 23 modalidades, com a estreia da nova modalidade em 2028.
Em janeiro de 2022 , o IPC abriu um processo de candidaturas para as Federações Internacionais interessadas em participar dos Jogos de Los Angeles. Então, houve a apresentação de um número recorde de 33 propostas.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
Após um extenso processo de avaliação, o IPC aprovou 22 delas em janeiro de 2023. Além disso, concedeu ao Comitê Organizador a possibilidade de incluir a paraescalada ou o surf paralímpico. Contanto que obedecessem os critérios do Conselho de Administração do IPC e a proposta aprovada pelo colegiado.
Desde então, o Comitê Organizador conduziu um processo de avaliação minucioso. Incluiu consulta às Federações Internacionais e ao IPC para coletar as informações necessárias para chegar a uma proposta final. Foram consideradas a popularidade global e doméstica, a universalidade em eventos internacionais importantes, bem como o custo e a complexidade da modalidade pré-selecionada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Andrew Parsons, presidente do IPC, disse: “A escalada paralímpica será o quinto novo esporte no programa paralímpico nos últimos 12 anos, o que confirma o desejo do IPC de manter os Jogos Paralímpicos renovados e como uma vitrine da diversidade do Movimento Paralímpico. Agradeço ao Comitê Organizador de Los Angeles 2028 por propor a modalidade, fazendo deles o primeiro comitê organizador na história a propor uma modalidade adicional ao programa esportivo paralímpico”.
No Rio 2016, a canoagem e o triatlo entraram no programa esportivo dos Jogos Paralímpicos pela primeira vez. Enquanto em Tóquio 2020, o badminton e o taekwondo fizeram suas estreias paralímpicas.
Modalidades
Além da escalada paralímpica, a cidade norte-americana receberá disputas dos seguintes esportes: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo.
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).