Campeão Brasileiro de Escalada Esportiva em 2023, Pedro Egg esteve em ação neste sábado (4) na disputa de velocidade da etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo. O atleta, de 22 anos, participou da fase qualificatória e terminou na 35ª colocação. O objetivo desta prova é escalar a parede no menor tempo possível. Na primeira subida, o competidor paranaense completou o percurso em 8s412. Na segunda tentativa, o brasileiro melhorou e finalizou sua participação em 6s993.
- Minas perde para o Volley Milano na estreia do Mundial de Clubes
- Brasileiros caem cedo na Copa Sul-Americana de velocidade
- Brasília vira sobre o Pato e vence mais uma no NBB
- Osasco bate o Mackenzie e volta a vencer na Superliga Feminina
- Mariana Frauches é prata no GP de Al Forsan, em Abu Dhabi
A velocidade é uma das disciplinas da escalada esportiva que estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além do título Brasileiro, Pedro Egg participou dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e terminou na oitava posição, alcançando a fase de quartas de final. Eliminado na etapa de qualificação, o brasileiro apenas acompanhou a final entre os 15 melhores. Na decisão, o formato é de uma espécie de mata-mata, no qual os atletas competem entre si e o mais rápido avança de fase.
Campeão dos Estados Unidos
O campeão da prova de velocidade da etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo foi Samuel Watson, dos Estados Unidos. Na primeira disputa, o 6º colocado do ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) eliminou Damir Toktarov, do Cazaquistão (5s23 x 5s67). Na segunda etapa eliminatória, o atual recordista mundial (4s798) despachou seu compatriota Merritt Ernsberger (4s88 x 5s35).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na semifinal, Samuel Watson superou Matteo Zurloni (4s81 x 5s02). E, na decisão, o melhor estadunidense do ranking mundial derrotou o conterrâneo Noah Bratschi (4s89 x 6s71), subindo no topo do pódio da prova de velocidade da etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo. No momento, o líder do ranking é o chinês Peng WU, com 4900.0 pontos. Pedro Egg é o único brasileiro entre os 150 melhores do mundo. Atualmente, ele ocupa a 100ª posição, com 18.0 pontos.
Demais brasileiros na competição
Pedro Egg não é o único brasileiro presente na etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo. Antes do paranaense disputar sua prova, na sexta-feira (3) Anja Köhler e Laura Timo competiram e fecharam suas participações entre as 50 primeiras colocadas, porém, não conseguiram seguir adiante para a semifinal. Entre os homens, os compatriotas Felipe Ho e Rodrigo Hanada também se despediram precocemente do torneio.
Os quatro atletas competiram na prova de Boulder e os atletas precisam escalar paredes de 4,5 metros de altura, sem cordas, em um período limitado de tempo e com o menor número de tentativas possíveis. No feminino, Anja Köhler terminou na 48ª colocação geral e Laura Timo finalizou no 50º lugar. Já no masculino, Rodrigo Hanada acabou na 53ª posição e Felipe Ho fechou em 57º.