Anja Köhler participou das qualificatórias do lead (guiada) na etapa de Wujiang da Copa do Mundo de escalada, na China, nesta sexta-feira (12). A atleta brasileira ficou na 46ª colocação da primeira fase, e não conseguiu avançar para a semifinal. Anja era a única representante do Brasil na competição, assim, com a eliminação o país se despede de Wujiang.
A prova
O lead é uma das provas da escalada esportiva. Nessa qualificatória, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, se faz uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição do atleta em cada uma das escaladas. Em seguida, faz-se a raiz quadrada do número obtido a partir dessa conta.
Anja Köhler em 46º lugar no feminino, marcando 45.28. Ela anotou 29 pontos na primeira escalada (41º lugar) e 24 na segunda (49º). A posição de Anja não foi suficiente para avançar às semifinais da competição, na qual classificam-se os 26 atletas com melhores resultados.
Nessas qualificatórias, a eslovena Janja Garnbret, a chinesa Zhilu Luo e a italiana Laura Rogora lideraram a classificação geral. As três atletas conseguiram a pontuação TOP nas duas provas, e terminaram em 1º lugar do quali.
Enquanto isso, no quali masculino, os japoneses Sorato Anraku e Taisei Homma, o estadunidense Colin Duffy e o britânico Toby Roberts lideraram a classificação geral. Assim como no feminino, o quatro atletas conseguiram a pontuação TOP nas duas provas, e terminaram em 1º lugar do quali.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Copa do Mundo de escalada
Além disso, vale lembrar que Wujiang é a segunda etapa da Copa do Mundo de escalada. A primeira etapa aconteceu no início desta semana, domingo (7), também em solo chinês, Keqiao. Na ocasião, Anja Köhler e Rodrigo Hanada participaram das provas de boulder mas não conseguiram passar da fase qualificatória.