Na madrugada desta quarta-feira (10), o brasileiro Rodrigo Hanada esteve em Keqiao, na China, para participar da primeira etapa da Copa do Mundo de escalada esportiva. No entanto, o brasileiro terminou em 59º lugar e não conseguiu avançar para as semifinais do boulder.
No boulder, os atletas escalam paredes de 4,5m de altura sem cordas em um período limitado de tempo e com o menor número de tentativas possíveis. Na disputa do qualificatória em Keqiao, Rodrigo Hanada ficou no 30º lugar do Grupo A e no 59º da disputa geral, que contou com a presença de 68 atletas. O brasileiro atingiu apenas três zonas (0T3z 0 8).
Somente os 20 primeiros atletas de cada categoria se classificam para as semifinais. Dessa forma, Rodrigo não conseguiu avançar para a próxima fase. Os líderes da categoria foram o japonês Sorato Anraku e o britânico Toby Roberts, com 5T5z e 4T5z, respectivamente.
Além disso, vale lembrar que as disputas do qualificatório masculino da Copa do Mundo de Keqiao estavam previstas para acontecer na segunda-feira (8). Porém, devido às questões climáticas, precisou ser adiada para esta quarta-feira. Por sua vez, as disputas do quali feminino aconteceram conforme o programado, e contou com a participação da brasileira Anja Köhler. No entanto, a atleta do Brasil também não conseguiu avançar para fase seguinte da competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os vencedores
Pelo masculino, os grandes vencedores da escalada esportiva boulder foram os japoneses Tomoa Narasaki e Sorato Anraku, e o belga Hannes Van Duysen, ouro, prata e bronze, respectivamente. Já pela disputa feminina, a eslovena Janja Garnbret ficou em primeiro lugar, a italiana Camilla Moroni em segundo, e por fim, a chinesa Zhilu Luo ficou na terceira colocação.
O evento teve a transmissão ao vivo no canal do Youtube da International Federation of Sport Climbing.