A equipe brasileira de escalada esportiva sub-20 embarcou nesta segunda-feira (22) para a Itália. Lá, os atletas vão ficar 11 dias participando de um Training Camp, com sessões conduzidas pelo técnico Roberto Bagnoli, da Federação Italiana. O time vai estar sob a supervisão de Anderson Gouveia, coordenador de desenvolvimento esportivo, que será auxiliado pelo assistente de analista de performance, Danilo Caruso.
O Training Camp vai oferecer uma imersão em escalada de alto nível para os jovens atletas. Além disso, serve como preparação para o principal evento internacional do ano da categoria, o Campeonato Mundial Juvenil. A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABBE) acredita que iniciativas como essa são fundamentais para elevar o nível dos resultados internacionais a longo prazo.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
“Dessa vez, vamos ter um Training Camp diferente, vamos passar alguns dias com o treinador Roberto Bagnoli da Itália, técnico do time juvenil italiano. A ideia é ter outras visões e opiniões sobre nossos jovens atletas. Esses eventos de pré-temporada são muito importantes para o desenvolvimento dos jovens atletas e é uma oportunidade para poderem treinar em estruturas similares às encontradas em eventos internacionais e outros atletas da mesma faixa de idade”, comentou Anderson Gouveia.
A equipe começa o Training Camp na cidade de Prato, concentrando-se exclusivamente no treinamento da modalidade escalada Boulder. Em seguida, o time participa de um simulado em conjunto com os atletas da seleção juvenil da Itália, em Bergamo. Por fim, encerram a jornada de treinos na cidade de Milão, farão sessões de treinos de Guiada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os convocados
Para essa experiência internacional, o Brasil vai contar com Mariana Hanggi (PR), Laura Timo (MG), Giulia Solera (GO), João Felipe Barbosa (RJ), Gabriel Papp (SP), Emmanuel Galina (DF), Luis Guilherme Ziolkowski (PR) e Raul de Morais (PR).
Entre os atletas, Mariana Hanggi, Laura Timo, João Felipe Barbosa, Gabriel Papp e Luís Guilherme têm experiência em participações anteriores no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil e já participaram do primeiro Training Camp Internacional da categoria em 2023. Além disso, Mariana representou o Time Brasil na estreia da Escalada Esportiva nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile. Por outro lado, Emmanuel e Raul estreiam em eventos internacionais como atletas da seleção brasileira.
*Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABBE)